15/08/2006 - 19h23
OAB divulga locais de prova do 130º exame
Da Redação Em São Paulo
A Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo divulga os locais de aplicação do seu 130º Exame de Ordem. O número de inscritos ainda não foi divulgado.
O Exame de Ordem será aplicado em duas fases (20 de agosto e 17 de setembro). Os candidatos que atingirem 50% de acerto das questões da primeira fase serão convocados para a prova prático-profissional (segunda fase).
A primeira prova é objetiva, contendo 100 questões de múltipla escolha, com quatro opções cada, que versarão sobre as seguintes matérias: direito constitucional, direito civil, direito comercial, direito penal, direito do trabalho, direito administrativo, direito tributário, direito processual civil, direito processual penal, direito processual do trabalho e também questões sobre o Estatuto da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina.
A segunda prova é prático-profissional, acessível apenas aos aprovados na primeira fase, e compreenderá redação de peça profissional e cinco questões práticas.
O candidato deverá optar por uma das seguintes áreas do Direito: Civil, Penal, Tributário e do Trabalho. As provas deverão ser aplicadas na cidade localizada na região de domicílio eleitoral ou de formação acadêmica, com realização na capital e nas cidades de Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e Tupã.
O último Exame de Ordem, realizado no mês de maio, aprovou 9,79% dos candidatos, no que foi o terceiro pior resultado nos 35 anos de realização das provas. Do total de 22.207 bacharéis, 1.232 estiveram ausentes e foram habilitados 2.873 para a segunda fase e também fizeram a prova 1.175 candidatos de releitura do Exame 128.
Foram aprovados para a segunda fase 4.048 candidatos e, ao final, 2.053. "Nos preocupa este número baixo de aprovados que, sem dúvida, reflete a má formação dos bacharel e o decréscimo na qualidade do ensino jurídico, desencadeado por um volume excessivo de cursos de Direito, que já somam 959 no país e 213 em São Paulo", comenta o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.
A avaliação é requisito obrigatório para o exercício da profissão de advogado e é destinada aos bacharéis em direito que tenham concluído a graduação.
|