16/05/2007 - 10h34
Funcionários da USP entram em greve nesta quarta-feira
Da redação Em São Paulo
|
Caio Guatelli/Folha Imagem
Assembléia na USP decide por manter greve e ocupação
|
Dirigentes do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo) informaram que cerca de 70% dos funcionários da USP entraram em greve na manhã desta quarta-feira (16). São 20 unidades paralisadas, incluindo serviços administrativos, segundo Magno de Carvalho, diretor do sindicato. De acordo com o anuário de 2006, a USP possui cerca de 15 mil funcionários e 5.000 professores.
A greve contra os decretos que, de acordo com o Sintusp, quebram a autonomia da universidade foi aprovada em assembléia no último dia 10 e apóia a ocupação da reitoria da USP pelos estudantes, que teve início no dia 3 de maio.
Uma assembléia geral acontece nesta quarta-feira, a partir das 18h, no prédio da faculdade de história da USP para discutir a ocupação e a greve de alunos e professores.
A assessoria de imprensa da instituição confirmou a greve, mas afirmou que as aulas não estão paralisadas oficialmente, já que o indicativo de greve dos professores é para o dia 23 de maio.
Entretanto, alunos da universidade afirmaram que as classes estão fechadas em alguns prédios, como a ECA (Escola de Comunicação e Artes) e a FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), e professores que resistem ao movimento estão dando aula nos corredores.
Na Unicamp, não há informação de que haverá greve, mas uma assembléia geral do sindicato dos trabalhadores está marcada para às 12h desta quarta-feira.
Já na Unesp, estão ocorrendo assembléias nas unidades regionais e, por enquanto, não há uma definição. A exceção é a unidade de Bauru, que terá paralisação dos funcionários nesta quinta-feira (17).
|