UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

22/05/2007 - 17h04
Reitora da USP está reunida com estudantes e funcionários

Da redação
Em São Paulo


Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem

Cadeiras e móveis barram a entrada de alunos na Física

Cadeiras e móveis barram a entrada de alunos na Física

A reitora da USP (Universidade de São Paulo), Suely Vilela, convocou os funcionários e os alunos para uma reunião de emergência, que acontece neste momento. O evento está ocorrendo em um prédio da Escola Politécnica e não tem a presença da PM (Polícia Militar). O objetivo é tentar mais uma solução para a invasão do prédio da Reitoria, que permanece ocupado por estudantes -- e agora também por funcionários -- há 19 dias.

A reitora tem também uma reunião marcada com a PM, que deve acontecer após o encontro com os estudantes, ainda nesta terça.

Os universitários invadiram a Reitoria no dia 3 de maio por não terem conseguido marcar uma reunião com a reitora da USP, Suely Vilela. Eles querem que a USP se posicione publicamente contra decretos do governador José Serra, que, para eles, ferem a autonomia universitária. Pedem ainda construção de mais moradias, contratação de professores e reformas das unidades.

  • Opine: como a PM deve agir para desocupar a Reitoria?
  • Professora de direito diz que decretos são inconstitucionais
  • PM vai usar força "na medida da resistência dos alunos"
  • Estudantes e funcionários defendem o movimento
  • Piquete de alunos da USP causa tumulto no Instituto de Física
  • Estudantes fazem vigília na USP à espera da chegada da PM

    Sem acordo
    Em reunião na segunda-feira, que contou com a participação de cerca de 30 estudantes, da reitora Suely Vilela e do senador Eduardo Suplicy, a reitora havia dado o prazo de 0h desta terça-feira para que os alunos desocupassem o prédio, o que não foi feito. Veja documento sobre a reunião.

    Assembléias
    O movimento emitiu uma nota no blog da ocupação nesta terça-feira em que reafirma a decisão de permanência no prédio após plenária realizada na noite de segunda (21), com a presença de cerca de 800 estudantes.

    Segundo a nota, "a proposta reiterada pela Reitora na reunião continua sendo insuficiente" e "haverá uma assembléia geral dos estudantes, hoje às 18h, em frente ao prédio da Reitoria."

    O comunicado cita também que o professor Dalmo Dallari, da Faculdade de Direito da USP, garantiu que não há previsão de ação policial nesta terça-feira.

    Também está na pauta dos estudantes na manhã desta terça uma reunião com a presidente do Condeph (Conselho Estadual da Defesa da Pessoa Humana), Rose Nogueira, e um ato no prédio da Letras da USP, em que os participantes vestirão preto em sinal de luto frente os decretos do governo Serra.

    Ainda nesta terça, o Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo) realizou uma reunião dos funcionários da USP, em greve desde a última quarta-feira (16), em frente o prédio da Reitoria. Nesta terça, o sindicato informou que os funcionários da USP Leste e de Bauru aderiram à greve.

    Já os professores da USP podem entrar em greve a partir desta quarta-feira (23), segundo informações do presidente da Adusp (Associação dos Docentes da USP), professor Cesar Minto.

    Com informações da Agência Brasil



  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    25/03/2008

    16h27- "Salário de professor só aumenta em ano eleitoral", diz ministro

    16h19- Acordo ortográfico não tem obstáculo na CPLP, diz Portugal

    15h26- Ministro da Educação diz que só um sexto dos alunos chegará à universidade

    15h05- Começa sabatina com ministro da Educação Fernando Haddad

    12h54- UOL transmite sabatina com ministro da Educação às 15h

    12h33- Como a Finlândia fez para ter as melhores escolas do mundo

    11h00- MEC classifica 37 municípios como modelos de ensino público

    10h52- Cinco pés de maconha são achados em campus da UFSC

    10h17- Federal da Paraíba recebe inscrições para vagas remanescentes

    09h23- Governo investiga receita de sucesso no ensino de 37 cidades

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS