Topo

Cidade em Goiás tem 'lambança' em chapas e vice de prefeito vira adversário

Prefeito de Aparecida de Goiânia (GO) e candidato a reeleição, Gustavo Mendanha (MDB) - Facebook/Reprodução
Prefeito de Aparecida de Goiânia (GO) e candidato a reeleição, Gustavo Mendanha (MDB) Imagem: Facebook/Reprodução

Guilherme Botacini

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/10/2020 04h00

O eleitor de Aparecida de Goiânia (GO), região metropolitana de Goiânia, teve uma surpresa a apenas 12 dias do fim do registro das candidaturas para as eleições.

No dia seguinte ao PSD homologar a candidatura de Veter Martins como vice na chapa de Gustavo Mendanha (MDB), Martins foi trocado para que Mendanha compusesse uma chapa pura, formada só por emedebistas.

Atual prefeito da cidade, Mendanha esteve presente na convenção virtual do PSD e, segundo consta na ata do evento, "parabenizou os pré-candidatos do partido, cumprimentando e ressaltando a importância do Partido Social Democrático na eleição de 2020".

Martins é seu vice-prefeito na atual gestão e afirma que se lançou candidato após a decisão sobre ele não estar na chapa.

A disputa na cidade era bem tranquila até então. O MDB de Mendanha é apoiado por 19 partidos, a maior coligação nas eleições municipais do país, e ainda tinha o apoio das legendas aliadas a Martins. A única chapa opositora, antes da troca do vice, era de Bruno Felipe (PSOL), em voo solo, sem coligação.

Nesse acordo eleitoral de Mendanha, estão legendas díspares no cenário nacional, como PT e PSL, o que resulta em algo curioso, embora não seja novidade. Além das duas legendas rivais na eleição presidencial de 2018, completam a coligação PL, Podemos, PSB, Patriota, PTC, Republicanos, PMB, PSDB, DC, Solidariedade, PCdoB, PDT, PMN, PV e PP, além do PROS, que ainda deve se aliar oficialmente, e do próprio PSD.

Com Martins, estão PTB, PP, PRTB, PMN, PV, Avante, PSD, PSC e DEM. Segundo dados do TSE divulgados até ontem, PSD, PP, PV e PMN estão oficialmente coligados com ambos os candidatos. As candidaturas ainda não foram julgadas, o que pode ocorrer até o final de outubro.

Vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Veter Martins (PSD) - Facebook/Reprodução - Facebook/Reprodução
Vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Veter Martins (PSD)
Imagem: Facebook/Reprodução

"Me senti traído diante dessa situação", afirma Martins, chamando a troca em cima da hora de "operação lambança". "Foi tão lambança que eles tiveram que mudar tudo de novo", diz.

Ele se refere ao fato de que seu substituto, Pastor Romeu Ivo (MDB), já foi trocado por Vilmar Mariano, também do MDB e presidente da Câmara dos Vereadores de Aparecida.

O prefeito, por sua vez, afirma que seu então vice e agora adversário foi lançado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) numa tentativa de o governador manter um candidato leal na cidade, visando as eleições de 2022. Mendanha, contudo, nega a pretensão de se lançar ao governo.

Aparecida de Goiânia tem 590 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o segundo município mais populoso do estado, atrás apenas da capital.