Topo

Contra candidato do PT, centro-direita se fragmenta em eleição em Guarulhos

Eloi Pietá (PT) e o atual prefeito, Guti (PSD), se enfrentam na disputa em Guarulhos (SP) - Reprodução
Eloi Pietá (PT) e o atual prefeito, Guti (PSD), se enfrentam na disputa em Guarulhos (SP) Imagem: Reprodução

Rayane Moura

Colaboração para o UOL, em Santo André (SP)

03/10/2020 04h00Atualizada em 05/10/2020 14h53

Em Guarulhos, a segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo, com 1,4 milhão de moradores, 12 candidatos concorrem à prefeitura.

Guti, o atual prefeito, trocou o PSB pelo PSD e tenta a reeleição. Em 2016, teve no segundo uma votação recorde de 83,5% no segundo turno, com mais de 480 mil votos.

Na época com 31 anos, foi o mais jovem prefeito eleito no município, quebrando os 16 anos de hegemonia petista em Guarulhos.

Neste ano, agremiou uma coligação com outros oito partidos: Republicanos, Cidadania, MDB, Podemos, PSC, PTC, PSB e Patriota. Seu vice, Professor Jesus (Republicanos), também ajuda na articulação política, já que atua como presidente da Câmara.

Deve enfrentar as críticas por ter sido envolvido em uma denúncia de caixa dois do empresário Décio Pompeo Jr. em benefício de sua campanha. Segundo noticiado pelo Estadão, houve um suposto acerto para que fosse pago "por fora" contratação e divulgação de duas pesquisas eleitorais. Os valores, segundo o empresário, chegaram a R$ 150 mil. O prefeito e o jornal à época negaram as acusações.

Seu principal oponente é Eloi Pietá (PT). Foi prefeito por dois mandatos consecutivos, em 2000 e 2004. Já foi vereador, presidente da Câmara e atualmente faz parte do conselho curador da Fundação Perseu Abramo, instituição onde exerceu o cargo de vice-presidente de 2009 a 2012.

Tem apoio é bem mais modesto do que o do prefeito. Tem apenas Solidariedade, que tem a vice Adê Rocha, e Rede.

Contudo, de acordo com pesquisa do Instituto Ibope, Guti teve 25% das intenções de voto, enquanto Elói marcou 22%. Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados.

Tucana e conservadora contra o petismo

A tucana Fran Corrêa conta com a aliança entre PSDB, DEM, PSL, PMN, PP, Avante e DC.

Casada com o deputado federal Eli Corrêa Filho (DEM), é neta do vereador Francisco de Almeida, que dá nome a trecho da estrada Guarulhos-Nazaré, e assumiu os negócios da família desde a morte do patriarca, em 2011.

Já esteve envolvida em uma mal explicada transação financeira após desapropriação de terreno para a construção do Trecho Norte do Rodoanel, que gerou o bloqueio de seus bens.

Adriana Afonso (PL) encampa a direita mais conservadora no município, ao lado dos partidos PL e PMB. Ambos foram indicados por Renato Bolsonaro, irmão do presidente Jair Bolsonaro.

Durante a convenção partidária, Adriana afirmou que se inspira na gestão do presidente da República e destacou que é a hora de eleger pessoas da direita e conservadores.

"Cansei de ver o descaso com nossa cidade, gestão após gestão, cada vez uma versão diferente da mesma esquerda que tem deixado Guarulhos no buraco. Vamos trazer o conservadorismo para Guarulhos, com transparência, competência, livre mercado e concorrência", disse a candidata. Uma de suas propostas é a implantação de escolas cívico-militares na cidade.

Também concorrem ao cargo Professora Sandra Santos (PDT), Wagner Freitas (PTB), Professor Auriel (PCdoB), Jovino Cândido (PV), Eduardo Barreto (PROS), Nefi Tales Filho (PSL), Rodrigo Tavares (PRTB) e Simone Carleto (PSOL).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no último parágrafo deste texto, o deputado estadual Márcio Nakashima renunciou à candidatura. Quem concorre pelo PDT em Guarulhos é a Professora Sandra Santos. O texto foi corrigido.