Topo

Eleições 2020: Conheça quem são os candidatos a prefeito do Recife

Delegada Patrícia (Podemos), João Campos (PSB) e Marília Arrares (PT) são candidatos a prefeito em Recife - Reprodução
Delegada Patrícia (Podemos), João Campos (PSB) e Marília Arrares (PT) são candidatos a prefeito em Recife Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

05/10/2020 21h50

No dia 15 de novembro, eleitores do Recife vão às urnas escolher o novo prefeito da capital pernambucana. Para a disputa deste ano, 11 candidaturas foram registradas. Dessas, seis formaram coligações e cinco são de partidos que concorrem isolados (PSL, Novo, PSTU, PRTB e PCO).

Por estar em seu segundo mandato, o atual líder do Executivo municipal, Geraldo Júlio, do PSB, não concorre ao pleito.

As eleições municipais ocorrerão em 15 de novembro e o segundo turno, caso seja necessário, está marcado para o dia 29 de novembro.

Saiba quem são os candidatos à Prefeitura do Recife em 2020:

Carlos Andrade Lima (PSL)

Carlos Andrade Lima, candidato à prefeitura do Recife pelo PSL - Reprodução/Instagram Carlos Andrade Lima - Reprodução/Instagram Carlos Andrade Lima
Carlos Andrade Lima, candidato à prefeitura do Recife pelo PSL
Imagem: Reprodução/Instagram Carlos Andrade Lima

O escolhido pelo PSL para a disputa no Recife é Carlos Andrade Lima. Advogado, será candidato pela primeira vez. Sua vice é a psicóloga Rosaly Almeida (PSL).

Charbel Maroun (Novo)

Charbel Elias Maroun, candidato à prefeitura do Recife pelo ovo - Reprodução/Facebook Charbel Maroun - Reprodução/Facebook Charbel Maroun
Charbel Elias Maroun, candidato à prefeitura do Recife pelo Novo
Imagem: Reprodução/Facebook Charbel Maroun

Charbel Maroun é procurador do município desde 2011. Foi presidente da Associação Municipal Procuradores do Município do Recife e, em 2018, se candidatou ao cargo de deputado federal. Seu vice na chapa é o procurador André Teixeira (Novo).

Cláudia Ribeiro (PSTU)

Cláudia Ribeiro, candidata à prefeitura do Recife pelo PSTU - Reprodução/Facebook PSTU Pernambuco - Reprodução/Facebook PSTU Pernambuco
Cláudia Ribeiro, candidata à prefeitura do Recife pelo PSTU
Imagem: Reprodução/Facebook PSTU Pernambuco

Professora da rede municipal do Recife, Cláudia Ribeiro é graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com a vice Katia Telles (PSTU), forma a única chapa 100% feminina das eleições do Recife deste ano.

Coronel Alberto Feitosa (PSC)

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PSC) - Divulgação Roberto Soares/Assembleia Legislativa de Pernambuco - Divulgação Roberto Soares/Assembleia Legislativa de Pernambuco
O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PSC)
Imagem: Divulgação Roberto Soares/Assembleia Legislativa de Pernambuco

Deputado estadual em seu quarto mandato, Alberto Feitosa é coronel da Polícia Militar de Pernambuco. Foi secretário de Turismo do estado e secretário de Saneamento da Prefeitura do Recife. Seu vice é o Pastor Wellington Carneiro (Patriota).

Delegada Patrícia (Podemos)

Delegada Patrícia, candidata à prefeitura do Recife pelo Podemos - Reprodução/Facebook Delegada Patrícia Domingos - Reprodução/Facebook Delegada Patrícia Domingos
Delegada Patrícia, candidata à prefeitura do Recife pelo Podemos
Imagem: Reprodução/Facebook Delegada Patrícia Domingos

A escolhida pelo Podemos é a Delegada Patrícia Domingos. Formada em direito, com pós-graduação em direito público, concorre tendo como vice o produtor cultural Leo Salazar (Cidadania).

João Campos (PSB)

O deputado federal João Campos (PSB) - Divulgação/PSB 40 - Divulgação/PSB 40
O deputado federal João Campos (PSB)
Imagem: Divulgação/PSB 40

Deputado federal e filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, João Campos é formado em engenharia civil. Nas eleições de 2018, foi o deputado federal mais votado de Pernambuco. Sua vice é a advogada Isabella de Roldão (PDT).

Marco Aurélio Lima (PRTB)

O deputado estadual Marco Aurélio Lima (PRTB) - Divulgação/ALEPE - Divulgação/ALEPE
O deputado estadual Marco Aurélio Lima (PRTB)
Imagem: Divulgação/ALEPE

Deputado estadual, o candidato do PRTB está registrado nas urnas como Marco Aurélio Meu Amigo. Advogado e pós-graduado em ciências políticas, ocupou o cargo de vereador do Recife por dois mandatos. Seu vice é o Coronel José Alves (PRTB).

Marília Arraes (PT)

A deputada federal Marília Arraes (PT) - Divulgação/Câmara dos Deputados - Divulgação/Câmara dos Deputados
A deputada federal Marília Arraes (PT)
Imagem: Divulgação/Câmara dos Deputados

A candidata do Partido dos Trabalhadores é a deputada federal Marília Arraes. Advogada, foi vereadora do Recife por três mandatos consecutivos. Na disputa pela prefeitura neste ano, forma chapa com o advogado João Arnaldo (PSOL).

Mendonça Filho (DEM)

O ex-ministro Mendonça Filho, que vai concorrer à eleição pelo DEM - Alan Marques/Folhapress - Alan Marques/Folhapress
O ex-ministro Mendonça Filho, que vai concorrer à eleição pelo DEM
Imagem: Alan Marques/Folhapress

Ex-ministro da Educação do governo Michel Temer e ex-governador de Pernambuco, Mendonça Filho é o escolhido do DEM para a disputa na capital. Foi deputado federal por três mandatos e, em 2018, concorreu a uma vaga no Senado. Sua vice é a deputada estadual Priscila Krause (DEM).

Thiago Santos (UP)

Thiago Santos, candidato à prefeitura do Recife pelo UP - Reprodução/Instagram Thiago Santos - Reprodução/Instagram Thiago Santos
Thiago Santos, candidato à prefeitura do Recife pelo UP
Imagem: Reprodução/Instagram Thiago Santos

Thiago Santos é o escolhido pelo Unidade Popular (UP), partido criado em 2019. Advogado e pós-graduado em direito do trabalho, concorre com o médico Aníbal Valença (UP) como vice.

Victor Assis (PCO)

Victor Assis, candidato à prefeitura do Recife pelo PCO - Divulgação/Diário Causa Operária - Divulgação/Diário Causa Operária
Victor Assis, candidato à prefeitura do Recife pelo PCO
Imagem: Divulgação/Diário Causa Operária

Victor Assim é colunista e membro da comissão de redação do jornal Diário Causa Operária, além de apresentador da Causa Operária TV. Sua vice é a advogada Roberta Rita (PCO).