Topo

Major Denice coloca Lula em propaganda na TV, mas esconde estrela do PT

Ex-presidente Lula em programa eleitoral de Major Denice (PT), em Salvador - Reprodução
Ex-presidente Lula em programa eleitoral de Major Denice (PT), em Salvador Imagem: Reprodução

Aurelio Nunes

Colaboração para o UOL, em Salvador

22/10/2020 17h54

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez na noite de ontem sua primeira aparição na propaganda eleitoral da candidata Major Denice (PT) à Prefeitura de Salvador.

"Uma mulher forte, que arrisca a própria vida para proteger a vida das outras pessoas, especialmente das mulheres vítimas da violência", afirmou Lula, enaltecendo o papel da candidata como idealizadora e comandante da Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar da Bahia.

Já a estrela vermelha, símbolo do PT, aparece bem mais discreta, apenas nos sete segundos iniciais do depoimento do ex-presidente.

Questionada sobre o assunto, a assessoria de comunicação da candidata declarou que se trata "apenas de uma coincidência". "A Major Denice é petista e não tem nenhum interesse de esconder o PT da sua propaganda eleitoral. Ao contrário, tem defendido o legado do partido durante a campanha, assim como trouxe o ex-presidente Lula, maior referência da sigla, para seu programa eleitoral."

A aparição de Lula na TV coincide com a divulgação de uma pesquisa realizada em parceria entre o Jornal A Tarde e a Potencial Pesquisa, na qual a candidata indicada pelo governador Rui Costa (PT) desponta pela primeira vez como segunda colocada, mas com apenas 8%, muito distante do primeiro colocado, Bruno Reis (DEM), que soma 43% das intenções de voto.

Em entrevista à Rádio Metrópole ontem, Lula desdenhou da pesquisa e chamou o prefeito de Salvador de "Grampinho", referência jocosa ao envolvimento do avô, o então senador Antônio Carlos Magalhães, no escândalo dos grampos ilegais promovidos pela Secretaria de Segurança Pública.

"Não adianta dizer pra mim que o candidato do 'Grampinho' tá na frente. Quem é que ia imaginar que o Jaques Wagner (PT) iria ganhar no primeiro turno para o governo da Bahia? Que o Rui Costa ia ganhar no primeiro turno?", disse Lula.

Na primeira pesquisa Ibope na cidade, em 5 de outubro, Major Denice tinha feito 6% das intenções de voto. Também distante dos 42% de Reis.

Decisivo para derrubar o carlismo enquanto força hegemônica na Bahia, onde o PT governa desde 2006, Lula é a principal cartada do partido para quebrar o tabu de jamais ter conseguido eleger o prefeito de Salvador.

Um contrassenso, visto que a capital baiana é uma das que registram as maiores vitórias eleitorais dos candidatos petistas à Presidência da República, incluindo a última, realizada há dois anos, quando Fernando Haddad venceu Jair Bolsonaro em todas as 19 zonas eleitorais soteropolitanas no segundo turno.