Topo

Presidente do TSE diz que fake news têm papel "desprezível" nestas eleições

Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE - Carlos Moura/SCO/STF
Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE Imagem: Carlos Moura/SCO/STF

Do UOL, em São Paulo

02/11/2020 14h02Atualizada em 05/11/2020 15h51

Presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que a influência de fake news diminuiu nas eleições municipais deste ano. Ele declarou que centenas de perfis foram derrubados e que a Polícia Federal realizou prisões em flagrante.

"As notícias falsas têm tido um papel desprezível nessas eleições porque nós temos conseguido neutralizar dentro do possível", afirmou Barroso.

O ministro disse que campanhas alertaram o que ele chamou de "inocentes úteis", que são as pessoas que transmitem fake news por desconhecimento. O presidente do TSE acrescentou que os divulgadores amadores de fatos falsos foram desestimulados pela possibilidade de punição. Restaram milícias digitais, que ele define como profissionais de estruturas hierarquizadas e financiadas para destruir reputações e instituições, que estão sendo combatidas.

"Nos preparamos para uma guerra e temos a impressão de estarmos vencendo."

Também houve articulação com empresas de tecnologia. As redes sociais se comprometeram a desenvolver ferramentas para derrubar perfis suspeitos. O acordo inclui o WhatsApp, por onde circulam 70% das informações falsas. Também foi criada uma coalizão de sites de checagem de notícias para desconstruir notícias inverídicas.