Topo

Russomanno diz que homenagem ao movimento negro foi ato de vandalismo

Celso Russomanno (Republicanos) divulgou que imagem de punhos cerrados é símbolo comunista - FÁBIO VIEIRA/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO
Celso Russomanno (Republicanos) divulgou que imagem de punhos cerrados é símbolo comunista Imagem: FÁBIO VIEIRA/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL

04/11/2020 08h57Atualizada em 04/11/2020 12h18

O candidato a prefeito de São Paulo Celso Russomanno (Republicanos) criticou uma ação da Prefeitura da capital que colocou imagens de punhos cerrados em semáforos de pedestres em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Russomanno classificou a ação como "ato de vandalismo" e prometeu combatê-lo.

O candidato fez as críticas ao responder uma publicação de Roger Moreira, vocalista da banda Ultraje a Rigor. O músico publicou no Twitter que o punho cerrado é um símbolo comunista.

"Lutarei para que atos de vandalismo como esse aqui não ocorram novamente e para que não fiquem impunes", publicou Russomanno no Twitter.

A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo informou que os punhos cerrados representam a luta e a resistência contra o racismo. Historicamente, o movimento negro usa esse gesto para fazer protestos, assim como aconteceu em manifestações nos Estados Unidos em 2020.

"Os pictogramas buscam dar visibilidade e o apoio necessários para discutir eliminação das desigualdades e definitiva inserção da população negra em uma sociedade justa, sem preconceitos, sem racismo, sem discriminação e que respeite e enalteça a cultura africana e afro-brasileira", informou a Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo.

Os semáforos com punhos cerrados estão apenas em alguns pontos estratégicos, como a Praça da República, a Avenida Paulista e o bairro da Liberdade, locais com alguma identificação com o movimento negro ou com grandes manifestações.