Topo

TRE do Amapá diz que apagão no estado não afetará eleições municipais

Do UOL, em São Paulo

06/11/2020 17h46

O TRE-AP (Tribunal Regional Eleitoral do Amapá) divulgou na tarde de hoje uma nota afirmando que o apagão enfrentado pelo estado não afetará as eleições municipais de 2020, programadas para a próxima semana.

Em nota assinada pelo desembargador Rommel Araújo, presidente do órgão, o TRE-AP afirmou contar com auxílio dos governos estadual e federal para garantir que o calendário eleitoral seja cumprido à risca.

Mesmo diante dos últimos acontecimentos relacionados ao "apagão" em grande parte do Estado, o Governo do Amapá garantiu que haverá energia em todos os locais de votação, já que as medidas para solucionar o problema estão sendo adotadas também pelo Governo Federal
Rommel Araújo, presidente do TRE-AP

O texto também afirma que as urnas eletrônicas apresentam uma bateria suficientemente potente para aguentar um dia inteiro de votação sem necessidade de recarga eletrônica.

Quanto às urnas eletrônicas, todos os equipamentos dispõem de bateria com autonomia suficiente para garantir o direito de voto do primeiro ao último eleitor de cada seção eleitoral
Rommel Araújo, presidente do TRE-AP

Apagão dura quatro dias

O Amapá chegou hoje ao quarto dia sem energia elétrica, após um incêndio, na noite de terça (3), em uma subestação que atingiu transformadores de energia e causou o problema; 13 das 16 cidades do estado foram afetadas.

O governador Waldez Góes (PDT) decretou nesta manhã situação de emergência em acordo com a Defesa Civil Nacional. Com o decreto, o governo espera uma liberação de recursos mais ágil para o gerenciamento da crise causada pela falta de energia elétrica. A maior preocupação é manter no momento é manter os serviços de saúde e retornar o abastecimento de água para os moradores.

A solução definitiva ao problema só deve ocorrer dentro de 10 dias.

O Ministério de Minas e Energia, que comanda as ações em âmbito federal, informa que existe uma perspectiva de recuperação e acionamento do transformador número 3 —atingido e danificado pelo fogo na terça— ainda na noite de hoje. Caso isso se confirme, será possível restabelecer 70% da carga energética dos municípios atingidos.

Ainda segundo a pasta, uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) viaja de Boa Vista para Manaus para levar quatro geradores de energia até Macapá para atender, de forma emergencial, atividades essenciais.