Topo

TRE-AP pede o adiamento da eleição em Macapá por questão de segurança

Gilvan Marques e Gabriel Dias

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em Macapá (AP)

11/11/2020 20h51

O TRE-AP (Tribunal Regional Eleitoral do Amapá) solicitou formalmente ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o adiamento das eleições em Macapá devido à falta de energia e por questão de segurança. O UOL confirmou a informação com as assessorias do TSE e do TRE-AP.

Em ofício enviado, Rommel Araújo de Oliveira, presidente do TRE local, justificou o pedido por conta da falta de energia e de água, além de protestos que ocorreram em decorrência do apagão que afetou todas as 16 cidades do estado até agora. Oito dias depois do início do apagão, a energia não foi 100% restabelecida.

"Na tarde de hoje, em reunião com o representante da ABIN no Estado do Amapá, com as áreas de inteligência do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal, as autoridades informaram que, em razão do retorno gradual da energia elétrica em Macapá e Santana, com rodízio de fornecimento de energia em turnos de seis em seis horas, várias ações de vandalismo, algumas delas dirigidas e coordenadas por membros de facções criminosas, estão acontecendo na capital", argumenta o TRE-AP.

O TSE ainda não respondeu à solicitação.

'Temor sobre Macapá', disse Barroso

Questionado sobre o assunto, em entrevista à CNN Brasil realizada ontem, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que já tinha conversado com representantes da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que lhe tranquilizaram quanto ao restabelecimento da energia até o dia das eleições, mas admitiu o seu temor em relação ao pleito na capital, Macapá.

"Foi uma tristeza o que aconteceu com o Amapá, porque a falta de energia gerou o perecimento de alimentos, gerou a falta de acesso à água. Inclusive ontem mandei uma mensagem para o presidente do TRE do Amapá, mas inclusive reafirmando que está mantida a data da eleição neste domingo", afirmou ele.

"Eu conversei com a ONS e Aneel, e eles me garantiram que até domingo tudo estaria sanado. Mas há o temor sobre o Macapá. E aqui, ao que cabe ao TSE, eu pedi para que enviassem 1.200 baterias sobressalentes. Agora, se estiver com luz natural e com baterias sobressalentes, do ponto de vista eleitoral o problema está equacionado, sem querer minimizar o sofrimento da população", completou, em seguida.

Todas as 16 cidades do Estado do Amapá sofrem com apagão desde o dia 3 de novembro. A queda de energia generalizada teria ocorrido devido a um incêndio no transformador 1 da Subestação de Macapá, que pertence à empresa LMTE, por causa de um raio. A companhia é a responsável pela energia em cerca de 70% do Estado.

Além dos danos causados pela falta de energia elétrica, os moradores têm enfrentado problemas no abastecimento de água e nas redes de comunicação (telefonia fixa e móvel e internet). Houve registros de protestos da população em várias regiões.

Mais cedo, em sua live realizada nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que 100% do restabelecimento da energia elétrica no Estado ocorreria até a próxima quarta-feira.