Topo

Em 'tabelinha' com França, Tatto diz que 'PSDB tira direitos' de servidores

Jilmar Tatto (PT) participa do debate na TV Cultura - Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
Jilmar Tatto (PT) participa do debate na TV Cultura Imagem: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL*, em São Paulo

12/11/2020 23h39

Em uma "tabelinha" com Márcio França (PSB) para falar sobre o funcionalismo municipal, Jilmar Tatto (PT) criticou as atuais gestões do PSDB no governo do Estado e na Prefeitura de São Paulo, durante participação no debate da TV Cultura, realizado na noite de hoje, e retransmitido pelo UOL.

"[Para] os tucanos é sempre enxugar a máquina e tirar direito das pessoas", disse o candidato do PT.

França perguntou a opinião Tatto sobre o relacionamento das administrações do PSDB com os servidores públicos. "Eles sofreram tanto, não recebem nenhum tipo de apoio ou reajuste, eles se sentem desanimados. Queria sua opinião, pois a minha é completamente contrária da que eles [do PSDB] têm", disse o candidato do PSB.

Tatto criticou os tucanos e elogiou o SUS (Sistema Único de Saúde). "Se não fosse o sistema público de saúde neste período de pandemia... Temos que fortalecer ainda mais o serviço público, fortalecer a área de saúde criando UBS, fazer a fila andar para quem precisa de exame e cirurgia. Para isso você precisa de servidores, bem remunerados, com vontade de prestar serviços. Não tem sido feito com o Covas, em São Paulo", comentou o petista.

Em seguida, França aderiu à acusação. "Eu fui servidor público, tenho muito orgulho de ter feito só escola pública. Costumo dizer que eles são definitivos, nós somos passageiros, por isso tem que resgatar o ânimo deles [dos servidores]. Vi uma fala do Doria, que representa o Covas, chamando os servidores de vagabundos, isso é uma ofensa", afirmou, citando o governador João Doria.

Tatto, em seguida, disse que os servidores públicos "são pessoas dedicadas, que dão a vida pela cidade".

*Colaboraram Alex Tajra, Carolina Marins, Douglas Maia, Felipe Oliveira, Felipe Pereira, Gilvan Marques, Marcelo Oliveira e Pedro Ungheria.