Topo

"Ordem de vacinas vai ser definida pela secretaria de Saúde", diz Covas

Líder nas pesquisas, Bruno Covas (PSBD) também participou do debate promovido pela TV Cultura - MARCELO CHELLO/CJPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Líder nas pesquisas, Bruno Covas (PSBD) também participou do debate promovido pela TV Cultura Imagem: MARCELO CHELLO/CJPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo*

12/11/2020 22h25Atualizada em 13/11/2020 01h19

Candidato à reeleição à Prefeitura de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) afirmou que a ordem de vacinas será definida pela secretaria de Saúde. A fala foi feita durante participação em debate realizado pela TV Cultura na noite de hoje e retransmitido pelo UOL.

"Eu quero dizer que, enquanto eu for prefeito de São Paulo, quem determina essa questão [da obrigatoriedade da vacina] é a área da Saúde. Temos um Sistema Nacional de Vigilância Sanitária que funciona há anos no país. A ciência é que vai determinar quem vai ser vacinado primeiro", afirmou.

"Temos mil pontos espalhados pela cidade na nossa rede básica para poder ajudar e colaborar na imunização. Tenho certeza que a cidade de São Paulo vai vencer essa questão assim que a vacina for aprovada", disse o tucano.

A TV Cultura adotou medidas de segurança devido à pandemia de covid-19, como a distância de pelo menos 1 metro entre os candidatos e a adoção de álcool em gel na entrada do local onde era realizado debate.

A organização do debate pediu ainda aos candidatos que usassem máscara de proteção facial enquanto não tivessem falando. A reportagem do UOL, no entanto, viu que Boulos, Arthur do Val, Matarazzo, Tatto, Covas e Russomanno estavam sem o equipamento no início do evento.

O debate da TV Cultura é o segundo (e último) realizado entre TVs abertas — antes, apenas a Band havia realizado o encontro entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo.

Em setembro, o SBT anunciou que cancelaria o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo no primeiro turno "em virtude da pandemia e do elevado número de postulantes". Globo, Record e RedeTV! também cancelaram os seus respectivos debates.

Atacado nas perguntas dos candidatos Márcio França (PSB), sobre o tratamento dado aos servidores públicos, e de Marina Helou (Rede) sobre limpeza da cidade, o atual prefeito foi também alvejado na resposta de Arthur do Val (Patriota), o candidato à reeleição manteve-se impassível. Sentado na banqueta, manteve as mãos sobre as coxas em silêncio.

Covas lidera; Russomanno derrete

Atual prefeito, Bruno Covas lidera com 32% nas intenções de voto na disputa pela reeleição à Prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com a TV Globo.

Guilherme Boulos (PSOL) surge em segundo lugar com 16% e Celso Russomanno (Republicanos) tem 14% —quando foi realizado o primeiro debate, na TV Bandeirantes, em outubro, Russomanno tinha 24% das intenções, segundo o Ibope.

Já Marcio França (PSB) está com 12%, enquanto Jilmar Tatto (PT) tem 4% da intenção de votos.

*Colaboraram Alex Tajra, Carolina Marins, Douglas Maia, Felipe Oliveira, Felipe Pereira, Gilvan Marques, Marcelo Oliveira e Pedro Ungheria.