Topo

Orlando diz que Bolsonaro é culpado de mortes por covid e festejou suicídio

 O candidato a Prefeitura de São Paulo, Orlando Silva (PCdoB), durante o debate promovido pela TV Cultura com os candidatos à prefeitura de São Paulo, nesta noite de quinta-feira (12) - Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
O candidato a Prefeitura de São Paulo, Orlando Silva (PCdoB), durante o debate promovido pela TV Cultura com os candidatos à prefeitura de São Paulo, nesta noite de quinta-feira (12) Imagem: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo*

12/11/2020 23h53

Questionado no debate da TV Cultura, hoje à noite, por Guilherme Boulos (PSOL) sobre onde o prefeito Bruno Covas (PSDB), candidato à reeleição, teria errado na gestão da pandemia na cidade de São Paulo, Orlando Silva (PCdoB) nacionalizou a questão, mas não poupou o prefeito.

Segundo Silva, a "prefeitura errou porque vacilou o tempo todo, [com] abre e fecha comércio. Criou um rodízio totalmente desorganizado, sem transporte coletivo para os trabalhadores. Demorou com os hospitais de campanha, principalmente na periferia. Salvar vidas deveria ser a prioridade de todos", afirmou.

"Eu considero que o [presidente Jair] Bolsonaro é o principal responsável pelas 162 mil mortes no Brasil. É grave, ele celebrou e comemorou o suicídio de uma pessoa, suspensão das pesquisas de vacina contra a covid. Essa atitude genocida temos que denunciar e reverter. Eu quero ter vacina, ser prefeito e imunizar toda a cidade de São Paulo, assim a gente volta às aulas. Sem vacina, a gente não volta", disse o candidato do PCdoB.

No último dia 10, Bolsonaro usou a suspensão pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dos testes da vacina Coronavac para atacar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP): "Mais uma que Jair Bolsonaro ganha".

Laudos do IML (Instituto Médico Legal) e do IC (Instituto de Criminalística) apontam que um voluntário de 32 anos que participava das pesquisas da CoronaVac morreu por consequência de uma intoxicação por agentes químicos. Ainda não se sabe se foi suicídio, mas foi assim tratado no boletim de ocorrência da Polícia Civil.

Hoje, em sua live semanal, Bolsonaro voltou a falar no assunto, dizendo que "tem uma coisa esquisita aparecendo por aí" e não descartou que a morte do voluntário, apontada como suicídio, pudesse ser efeito colateral da vacina.

"Vão apurar a causa do suicídio. E daí, obviamente, não tem nada a ver com a vacina. Pode ser um efeito colateral da vacina também? Pode ser, tudo pode ser. Não sei se chegaram à conclusão que esclarece para voltar a pesquisar a vacina, no caso a CoronaVac, da China aí", afirmou Bolsonaro.

Silva, aliás, foi a primeira pessoa a mencionar Bolsonaro no debate, ao dizer que ele, sua vice e os candidatos a vereador do PCdoB "defenderam propostas pela cidade e denunciaram sempre a atitude genocida de Jair Bolsonaro".

CVV

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente.

*Colaboraram Alex Tajra, Carolina Marins, Douglas Maia, Felipe Oliveira, Felipe Pereira, Gilvan Marques, Marcelo Oliveira e Pedro Ungheria.