Topo

TSE espera resultado das eleições em no máximo 5 horas após fim da votação

TSE prevê resultado final das Eleições em até cinco horas depois do fechamento das urnas - José Cruz/Arquivo/Agência Brasil
TSE prevê resultado final das Eleições em até cinco horas depois do fechamento das urnas Imagem: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

14/11/2020 14h36

O vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, afirmou hoje que os resultados das eleições desse domingo deverão ser conhecidos em no máximo cinco horas após o encerramento da votação.

"Tudo está preparado para o dia de amanhã, para que no máximo cinco horas depois do fechamento das urnas, o TSE, com esse transporte direto que se faz do que foi depositado pela soberania popular para a totalização aqui, o TSE tenha condições de entregar este resultado em eleições legítimas e normais como deve ser numa sociedade democrática", disse Fachin.

A votação será realizada das 7h às 17h, considerado o horário local. Apesar da estimativa máxima, é esperado que em muitas cidades a apuração seja concluída antes ou que os vencedores sejam conhecidos com base na apuração parcial, como tem ocorrido nas últimas eleições.

O ministro participou na manhã de hoje do último teste de segurança no sistema utilizado para a totalização dos votos, realizado na sede do TSE, em Brasília

Nestas eleições, a totalização dos votos foi concentrada no TSE com o objetivo de dar maior agilidade e segurança ao processo, segundo afirmou o secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino.

Nas outras eleições, a totalização em cada estado era feita pelo respectivo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que repassava os dados ao TSE, responsável pela divulgação dos números com os resultados.

Amanhã, eleitores nos 26 estados vão votar para prefeito e vereador de suas cidades no primeiro turno eleitoral. O segundo turno das eleições, onde for necessário, está marcado para 29 de novembro.