Topo

Último dia de campanha de Covas tem clima de 'já ganhou' no primeiro turno

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

14/11/2020 12h41

A última manhã de campanha do prefeito Bruno Covas (PSDB), candidato à reeleição em São Paulo, feita na zona oeste da cidade, foi marcada pelo clima de "já ganhou" no primeiro turno. O tucano caminhou no Rio Pequeno, região do Butantã; depois, foi de carro à praça Panamericana, no Alto de Pinheiros.

Covas é líder nas pesquisas de intenção de voto, mas ainda distante de uma eventual vitória no domingo —o tucano tem 32% no Ibope e no Datafolha, com 36% dos votos válidos. O percentual é parecido com o de João Doria no mesmo período da eleição de 2016, decidida no primeiro turno, mas Covas ainda precisaria subir 14 pontos percentuais nos votos válidos para liquidar a disputar já.

Na avenida Rio Pequeno, Covas caminhou, posou para fotos e cumprimentou possíveis eleitores em comércios populares. Junto dele estava um candidato a vereador da região. Correligionários seguiam na frente da caminhada e selecionavam pessoas dispostas a falar positivamente com o prefeito.

"Desejei a ele saúde e que ele faça um bom governo para as pessoas que precisam de bom atendimento nos hospitais públicos", disse à reportagem a aposentada Maria Cecilia de Souza, 74 anos, que estava em um ponto de ônibus da avenida. "A gente só vê pela TV, fiquei feliz de encontrá-lo, simpatizo com ele, mas vou votar em outro candidato", afirmou.

Com ele, integrantes de dois times de futebol de várzea, além de um grupo de hip hop, faziam campanha e afirmavam que a eleição seria decidida no primeiro turno. "O povo está com ele, a quebrada está com ele. Vamos votar. Agora, se ele for mais um que vira as costas para nós, a gente tira ele depois", disse o estudante Guilherme Vieira, 18 anos.

Após meia hora de caminhada, Covas entrou em um carro aberto e se dirigiu para a praça do Alto de Pinheiros. Carros de luxo eram vistos estacionados nas ruas próximas com adesivos da campanha de Covas. O prefeito subiu em um pequeno caminhão ao lado do tio, o vereador Mario Covas Neto (Podemos), e discursou.

"Estamos muito animados, muito confiantes. Tenho certeza que a população tem visto que não foram anos fáceis, mas tudo que realizamos foi para a população que mais precisa, para reduzir o distanciamento social. Foi assim que aprendi a governar desde dentro de casa. Ida para o segundo turno amanhã com muita, mas muita, força, foco e fé", afirmou o prefeito.

Na sequência, quem estava falando no carro de som afirmou, repetidas vezes, que Bruno Covas será eleito amanhã no primeiro turno. O discurso recebeu aplausos dos correligionários. Depois, Covas foi a uma padaria na Vila Madalena, encerrando a última manhã de campanha.

À tarde, Bruno Covas irá a um restaurante de alto padrão na Casa Verde, zona norte, almoçar. Depois, irá a dois shoppings. Inicialmente, estava previsto o término da campanha a noite, em uma igreja da Mooca, zona leste, mas a ida ao local foi cancelada na noite de ontem.