Topo

Bolsonaro apaga post em que mostrava seus 'votos' para candidatos aliados

Do UOL, em São Paulo

15/11/2020 18h26

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apagou hoje uma publicação que tinha feito ontem em sua página no Facebook, na qual indicava em quais candidatos ele "votaria" pelo Brasil nas eleições municipais de hoje. Entre eles, estavam candidatos para os quais Bolsonaro atuou como cabo eleitoral nos últimos dias, como Celso Russomanno (Republicanos) e Marcelo Crivella (Republicanos).

A publicação deu sequência a uma semana em que Bolsonaro fez lives diárias na rede social para promover o que ele mesmo chamou de "horário eleitoral gratuito JB". O presidente, entretanto, cancelou a transmissão ao vivo de anteontem pela proximidade do pleito, afirmando que a lei eleitoral não era clara sobre a legalidade da live.

Na "cola" eleitoral, além de Russomanno, que concorre à Prefeitura de São Paulo, e Crivella, que tenta a reeleição no Rio de Janeiro, Bolsonaro ainda indicou mais cinco candidatos a prefeito.

post - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Publicação de Jair Bolsonaro com 'cola' de candidatos aliados
Imagem: Reprodução/Facebook

Em Manaus, o presidente indicou o Coronel Menezes (Patriota). Em Recife, a escolhida foi Delegada Patrícia (Podemos). Já em Fortaleza, o preferido de Bolsonaro era o Capitão Wagner (Pros), e em Belo Horizonte, Bruno Engler (PRTB). Fora das capitais, ele ainda indicou Ivan Sartori (PSD) em Santos (SP).

Entre os vereadores, Bolsonaro indicava Sonaira Fernandes (Republicanos) e Clau de Luca (PRTB) em São Paulo, Nikolas Ferreira (PRTB) em Belo Horizonte (MG), Wal Bolsonaro (Republicanos) em Angra dos Reis (RJ) e Deilson Bolsonaro (Republicanos) em Boa Vista.

A lista do presidente ainda tinha uma candidata a senadora em Mato Grosso, porque o estado tem uma eleição suplementar para o cargo neste ano. Para o lugar de Selma Arruda (Podemos), que teve seu mandato cassado, Bolsonaro indicou o voto na Coronel Fernanda (Patriotas).

Aliados em dificuldade

Mesmo com o apoio do presidente, aliados importantes de Bolsonaro estão em situação difícil para conseguir a vitória em suas cidades. Em São Paulo, a pesquisa boca de urna do Ibope confirmou a queda de Russomanno, que foi citado por 8% dos eleitores entrevistados —distante dos primeiros colocados Bruno Covas (PSDB), com 33% das citações, e Guilherme Boulos (PSOL), com 25%.

No Rio, o prefeito Crivella apareceu com 20% das intenções de votos válidos na boca de urna Ibope, com boas chances de ir ao segundo turno, mas longe do primeiro colocado, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), que tem 39%.

Em Manaus, Recife e Belo Horizonte, os candidatos preferidos do presidente aparecem distantes do segundo turno, de acordo com as pesquisas mais recentes do Ibope.

A exceção fica por conta do Capitão Wagner, em Fortaleza, que tem uma disputa apertada, segundo a última pesquisa Ibope. O candidato do PROS apareceu com 30% das intenções de votos válidos, logo atrás do primeiro colocado José Sarto (PDT), que tem 32%.