Topo

Edvaldo e Delegada Danielle vão disputar Prefeitura de Aracaju no 2° turno

Edvaldo Pereira (PDT) e Delegada Danielle (Cidadania) concorrem à prefeitura de Aracaju - Reprodução/Facebook/Arte-UOL
Edvaldo Pereira (PDT) e Delegada Danielle (Cidadania) concorrem à prefeitura de Aracaju Imagem: Reprodução/Facebook/Arte-UOL

Fabiana Maranhão

Colaboração para o UOL

15/11/2020 22h23Atualizada em 16/11/2020 00h30

Edvaldo (PDT) e Delegada Danielle (Cidadania) vão se enfrentar no segundo turno em disputa pela Prefeitura de Aracaju. Edvaldo tentará sua reeleição na capital sergipana frente a Danielle, que concorre pela primeira vez.

O representante do PDT terminou o primeiro turno com 45,57% dos votos. A rival obteve 21,31%, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Rodrigo Valadares (PTB) registrou 10,89%, Márcio Macedo (PT) teve 9,22%, Lúcio Flávio (PODE) obteve 4,74% e Georlize (DEM), 3,98% dos votos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O atual prefeito tem 59 anos e uma longa história na política. Pelo PCdoB, partido que ajudou a fundar no estado, ele foi eleito vereador em Aracaju em 1988 e reeleito em 1992. Em 2000, foi eleito vice-prefeito na chapa de Marcelo Déda (PT). Em 2004, foi reeleito vice-prefeito pela mesma chapa.

Em 2006, quando Déda se afastou do cargo para ser candidato ao governo do estado, assumiu a prefeitura de Aracaju, se reelegendo em 2008. Em 2016, foi mais uma vez escolhido para comandar a prefeitura da capital sergipana.

Após 39 anos no PCdoB, ele saiu do partido em janeiro deste ano e se filiou ao PDT. Na época, ele afirmou que queria "trilhar novos caminhos" e "construir um novo projeto". Nos bastidores, comentava-se que havia divergências ideológicas entre ele e a direção nacional do partido.

Nesta eleição, Edvaldo se apresentou com uma chapa puro-sangue PDT, ao lado da delegada Katarina Feitoza. Sua campanha tem apoio do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), e do ex-governador Jackson Barreto (MDB).

Novata na política, Danielle Garcia, 43, é delegada da Polícia Civil e começou sua trajetória partidária no fim de 2019, quando se filiou ao Cidadania.

Ficou conhecida no estado quando esteve à frente do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e a Administração Pública e comandou várias operações contra esquemas de corrupção e de desvio de recursos públicos na Assembleia Legislativa de Sergipe, na Câmara de Vereadores de Aracaju e em órgãos públicos. Em 2017, a delegada foi exonerada do cargo depois de nove anos no comando do departamento. Na época, ela afirmou que não pediu para sair do departamento.

Para concorrer à Prefeitura, o Cidadania fez uma coligação com PSB, PL e PSDB. A Delegada Danielle tem a seu lado na chapa o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB).

Os dois candidatos pretendem governar uma capital de cerca de 665 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O PIB (Produto Interno Bruto) per capita na capital era de R$ 25.185,55 em 2017. O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) era de 0,770 em 2010, o que representa alto desenvolvimento humano.

Na capital sergipana, a taxa de mortes violentas intencionais foi de 31,8 por 100 mil habitantes em 2019, segundo dados da mais recente edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Houve uma redução de 40% em relação ao ano anterior (2018), embora Aracaju figure entre as dez capitais brasileiras com as maiores taxas de mortes violentas intencionais.