Topo

Hildon Chaves e Cristiane Lopes disputam segundo turno em Porto Velho

Os candidatos Hildon Chaves (PSDB) e Cristiane Lopes (PP), que disputam a Prefeitura de Porto Velho - Divulgação/Arte UOL
Os candidatos Hildon Chaves (PSDB) e Cristiane Lopes (PP), que disputam a Prefeitura de Porto Velho Imagem: Divulgação/Arte UOL

Gabriela Brito

Colaboração para o UOL

15/11/2020 22h52Atualizada em 15/11/2020 23h37

Com 34,01% dos votos, o atual prefeito Hildon Chaves (PSDB) vai disputar com Cristiane Lopes (PP), que obteve 14,32%, o segundo turno pela Prefeitura de Porto Velho.

Com 100% das urnas apuradas, Hilton ficou com 34,01% dos votos e Cristiane, com 14,32%.

Hildon Chaves, 52, é advogado, empresário e já atuou como promotor em quatro cidades do Estado, inclusive na capital rondoniense. Em 2016, foi eleito prefeito também de Porto Velho. É casado e tem dois filhos. Ele é dono de uma das maiores redes de faculdades da região.

Sua gestão enfrentou em 2019 grave problema com relação ao transporte escolar da cidade. Cerca de mil alunos da rede municipal ficaram oito meses sem ir às aulas por falta de ônibus ou barco devido à quebra de contratos por irregularidades. À época, professores e pais de alunos relataram que o prefeito demorou mais do que o prometido para sanar o problema.

Tem como vice na chapa o atual vereador da cidade, Maurício Carvalho, que também é do PSDB.

Cristiane Lopes, 32, é jornalista e atualmente vereadora de Porto Velho. É candidata da coligação Juntos por Amor a Porto Velho (PP/Pros) e seu vice é o delegado Pedro Mancebo. A apenas uma semana do primeiro turno, a candidata foi diagnosticada com covid-19.

Ao assumir em primeiro de janeiro de 2021, um dos dois vai governar para pouco mais de 500 mil pessoas na cidade que está no 55º no ranking nacional do PIB (Produto Interno Bruto). Os principais desafios a serem enfrentados na cidade são os serviços de transporte escolar e coletivo, o controle das queimadas e as obras de saneamento básico.