Topo

João Pessoa terá 2° turno entre Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB)

Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB) concorrem à prefeitura de João Pessoa - Reprodução/Facebook/Arte-UOL
Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB) concorrem à prefeitura de João Pessoa Imagem: Reprodução/Facebook/Arte-UOL

Vinícius Boreki

Colaboração para o UOL

15/11/2020 23h03Atualizada em 16/11/2020 01h02

Em uma das capitais do país com o maior número de candidatos, João Pessoa terá segundo turno entre Cícero Lucena (PP) e o Nilvan Ferreira (MDB).

O candidato do PP obteve 20,72% dos votos, enquanto o rival recebeu 16,61%, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No total, a cidade contou com um total de 15 candidaturas (com uma renúncia). Ruy Carneiro (PSDB) esteve muito perto do segundo turno, com 16,37% dos votos.

Cícero Lucena, 63, já foi governador da Paraíba (de abril a dezembro de 1994), vice-governador (1991 a 1994) e senador (entre 2007 e 2014). Cícero já foi prefeito de João Pessoa em outras duas oportunidades, com dois mandatos consecutivos entre 1997 e 2004. Em 2012, Lucena chegou a disputar o segundo turno, mas foi derrotado na disputa contra Luciano Cartaxo (PV) pela gestão do município.

O radialista Nilvan Ferreira, 47, disputa um cargo majoritário pela primeira vez. Antes da eleição, o seu nome chegou a ser sondado como possível candidato pelo PSL, mas acabou concorrendo pelo MDB, legenda com história na política do município de cerca de 820 mil habitantes. Ferreira chegou a afirmar que não dividiria palanque com "ladrão".

Após o governo de Luciano Cartaxo (PV) flexibilizar medidas de controle à pandemia em bares e restaurantes, foram vistos eventos eleitorais com aglomeração de pessoas.

Em pesquisa divulgada pelo Ibope em outubro, Cartaxo obteve 76% de aprovação com os índices ótimo ou bom, sendo que 52% dos pessoenses aprovaram o seu mandato. No entanto, a sua candidata, Edilma Freire (PV), não conseguiu capitalizar os números e, pela realização de comícios e outras atividades que causaram aglomeração, chegou a ser multada.

Entre os problemas de maior reclamação da população, encontram-se a saúde (61%), a segurança pública (41%) e a educação (33%), conforme pesquisa Ibope realizada em outubro.

O saneamento básico também aparece como prioridade na cidade que tem vocação turística. Há diversas ligações irregulares que deságuam diretamente no mar, inclusive em praias importantes, como a de Cabo Branco.