Topo

Moro define eleição como 'fragmentada', ataca Bolsonaro e vê PSOL relevante

Do UOL, em São Paulo

15/11/2020 21h04Atualizada em 15/11/2020 21h50

Ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), Sergio Moro usou as redes sociais para comentar os resultados parciais das eleições municipais, classificadas por ele como "fragmentadas". Moro citou o "fracasso" de candidatos apoiados pelo presidente e exaltou o PSOL, visto pelo ex-ministro como o partido mais relevante da esquerda.

O resultado das eleições municipais foi fragmentado, sem um claro vencedor nacional, o que sinaliza a prevalência do interesse local. Há alguns resultados interessantes, os candidatos apoiados pela Presidência fracassaram e o PSOL tornou-se o partido de esquerda mais relevante", escreveu Moro.

Mesmo com o atraso enfrentado pelo sistema da Justiça Eleitoral para divulgar em tempo real os resultados, algumas capitais já têm prefeitos definidos. Em Curitiba e Florianópolis, por exemplo, Rafael Greca e Gean Loureiro (ambos do DEM) foram reeleitos já no primeiro turno, assim como Cinthia Ribeiro (PSDB) em Palmas.

Em São Paulo, a divulgação caminha devagar. Com apenas 0,39% das urnas apuradas, o prefeito Bruno Covas (PSDB) aparece em primeiro, com 32,58%, à frente de Guilherme Boulos (PSOL), com 20,33%. Celso Russomanno (Republicanos), apoiado por Bolsonaro, que chegou a liderar nas primeiras pesquisas, está em quarto, com 10,44%.

Já no Rio de Janeiro, onde a divulgação dos dados está mais avançada, Eduardo Paes (DEM) aparece em primeiro, com 37,39% dos votos e pouco mais de 30% das urnas apuradas. Se o cenário atual se mantiver, ele deve disputar o segundo turno com o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), que também foi apoiado pelo presidente e tem 20,98% dos votos.

Os números foram atualizados às 21h de hoje.