Topo

Boca de Urna aponta Bruno Covas e Guilherme Boulos no 2º turno em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

15/11/2020 17h11Atualizada em 15/11/2020 18h51

Pesquisa boca de urna do Ibope realizada neste domingo (15) aponta que Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) deverão disputar o segundo turno da eleição para prefeito de São Paulo.

O levantamento mostra um grande descolamento de Boulos, que nas últimas pesquisas antes da eleição vinha aparecendo em empate técnico com Márcio França (PSB) e Celso Russomanno (Republicanos) e, na boca de urna, tem mais de 10 pontos de vantagem para os rivais.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Veja os números:

  • Bruno Covas (PSDB): 33%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 25%
  • Márcio França (PSB): 13%
  • Arthur do Val - Mamãe Falei (Patriota): 8%
  • Celso Russomanno (Republicanos): 8%
  • Jilmar Tatto (PT): 8%
  • Joice Hasselmann (PSL): 2%
  • Andrea Matarazzo (PSD): 1%
  • Levy Fidelix (PRTB): 1%
  • Marina Helou (Rede): 1%
  • Antônio Carlos (PCO): menos de 1%
  • Orlando Silva (PCdoB): menos de 1%
  • Vera (PSTU): menos de 1%

Indecisos, brancos e nulos somaram 13%, mas não foram somados aos votos válidos apresentados acima.

O percentual de votos válidos corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato deve alcançar 50% dos votos válidos mais um — a maioria simples.

A pesquisa Ibope ouviu 6.000 eleitores em São Paulo neste domingo. Ela foi encomendada pelo próprio Ibope e registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo Nº SP-00742/2020.

O levantamento tem nível de confiança estimado em 99%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 99% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.

Ibope e Datafolha apontavam disputa acirrada por vaga

As pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas ontem apontavam que uma vaga no segundo turno contra Bruno Covas seria disputada por Boulos, Márcio França e Celso Russomanno.

No Ibope, Covas aparecia à frente com 38% dos votos válidos, seguido por Boulos (16%), França (13%) e Russomanno (13%). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Já no Datafolha, Covas apresentou 37% dos votos válidos. Boulos teve 17%, Márcio França 14%, e Celso Russomanno 13%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nas simulações de segundo turno feitas pelas duas pesquisas, Covas sairia vitorioso sobre os três adversários com ampla vantagem.

O Ibope apontou que, num segundo turno entre Covas e Boulos, o tucano sairia vitorioso com 53% dos votos válidos contra 26% do psolista. Já o Datafolha apontou vitória de Covas por 57% diante de 30% de Boulos.

Derretimento de Russomanno

Se confirmada a boca de urna, Celso Russomanno terá comprovado pela terceira vez um derretimento em disputas eleitorais.

Assim como em 2016, o candidato do Republicanos abriu a campanha deste ano com boa vantagem para todos os rivais, mas foi caindo a cada pesquisa e, pelo levantamento prévio de hoje, deve terminar a apuração com um índice semelhante ao de adversários como Arthur do Val (Patriota) e Jilmar Tatto (PT), que estiveram no pelotão intermediário ou inferior durante quase todo o período eleitoral.

Na última semana, o candidato recebeu apoio declarado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas a manifestação não surtiu efeito entre os eleitores.