Topo

5 capitais sem reeleição rejeitam candidatos indicados por atuais prefeitos

Gandini (Vitória), Neto Evangelista (São Luís) e Alfredo Nascimento (Manaus), candidatos que tiveram apoio dos atuais prefeitos, mas não chegaram ao 2º turno - Reprodução
Gandini (Vitória), Neto Evangelista (São Luís) e Alfredo Nascimento (Manaus), candidatos que tiveram apoio dos atuais prefeitos, mas não chegaram ao 2º turno Imagem: Reprodução

Vinicius Konchinski

Colaboração para o UOL, em Curitiba

16/11/2020 02h02Atualizada em 16/11/2020 21h57

Cinco capitais em que prefeitos não concorrem à reeleição rejeitaram nas urnas candidatos indicados pelos atuais administradores municipais. Em Belém (PA), Manaus (AM), João Pessoa (PB), São Luís (MA) e Vitória (ES), quem tinha o apoio do atual prefeito nem sequer disputará o segundo turno das eleições municipais.

Neste domingo, eleições de 12 capitais não tinham o atual prefeito como candidato. Em 6 delas —Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Recife (PE) e Teresina (PI)—, candidatos apoiados pelos prefeitos passaram ao segundo turno.

Em Salvador (BA), Bruno Reis (DEM), vice do atual prefeito ACM Neto (DEM) e apoiado por ele, foi eleito no primeiro turno, com 64,2% dos votos válidos.

Em Macapá (AP), a eleição também não tem prefeito candidato à reeleição. Na capital do Amapá, entretanto, a votação foi adiada por conta do apagão no estado.

Quase em Vitória; rejeição em Manaus

Em Vitória, o prefeito já reeleito Luciano Rezende (Cidadania) apoiou a candidatura de seu colega de partido, Gandini, à prefeitura. Gandini, que é deputado estadual no Espírito Santo, obteve cerca de 36 mil votos, mil a menos que João Coser (PT).

Coser vai disputar o segundo turno da eleição municipal contra delegado Pazolini (Republicanos), que obteve pouco mais de 53 mil votos (30.95% do total).

Em Manaus, o prefeito já reeleito Arthur Virgílio (PSDB) não apoiou declaradamente nenhum candidato. Seu partido, entretanto, indicou a vice na chapa do candidato Alfredo Nascimento (PL).

Nascimento foi o sétimo candidato a prefeito mais votado em Manaus, com 3,2% dos votos. Por isso, não disputará o segundo turno.

Outras capitais votam pela mudança

Em São Luís, o partido do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) indicou a vice do candidato Neto Evangelista (DEM), que ficou de fora do segundo turno.

Em Belém, o partido do prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) também indicou a vice do candidato Thiago Araújo (Cidadania). Ele também não obteve votos para ir ao segundo turno.

Em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo (PV) apoiou sua colega de partido Edilma Freire (PV). Ela foi a quinta candidata a prefeito mais votada e está fora do segundo turno.

Segundo turno pode levar à continuidade

Em Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) terá seu colega de partido Sarto (PDT) disputando o segundo turno contra capitão Wagner (Pros).

Em Goiânia, o prefeito Iris Rezende Machado (MDB) decidiu se aposentar ao fim de seu mandato. Seu partido lançou a candidatura de Maguito Vilela, que disputará o segundo turno pela prefeitura contra Vanderlan Cardoso (PSD).

Em Recife, o prefeito Geraldo Júlio (PSB) apoiou João Campos (PSB), que foi para o segundo turno.

Em Teresina, Firmino Filho (PSDB) apoiou Kleber Montezuma (PSDB), que também vai ao segundo turno.

Já em Boa Vista, a prefeita Teresa Surita (MDB) apoiou a candidatura de seu vice Arthur Henrique (MDB). Ele obteve 49,6% dos votos válidos e quase foi eleito em primeiro turno.

Capitais votam por reeleição

Prefeitos de 13 capitais se candidataram à reeleição. Em 6 delas, eles foram reeleitos já no primeiro turno: Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Natal (RN) e Palmas (TO).

Em Porto Alegre (RS), o atual prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) não obteve votos para passar ao segundo turno.