Topo

Caso Miguel: Casado com Sarí, prefeito de Tamandaré (PE) perde reeleição

O atual prefeito de Tamandaré (PE), Sérgio Hacker (PSB), é casado com Sarí Côrte Real, que responde na Justiça por abandono de incapaz com resultado morte do menino Miguel Otávio - Reprodução/Redes sociais
O atual prefeito de Tamandaré (PE), Sérgio Hacker (PSB), é casado com Sarí Côrte Real, que responde na Justiça por abandono de incapaz com resultado morte do menino Miguel Otávio Imagem: Reprodução/Redes sociais

Diogo Cavalcante

Colaboração para o UOL, no Recife

16/11/2020 00h17

O atual prefeito de Tamandaré (PE), Sérgio Hacker (PSB), perdeu a disputa pela reeleição. Ele é casado com Sarí Côrte Real, que responde na Justiça por abandono de incapaz com resultado da morte do menino Miguel Otávio, de 5 anos. Na disputa eleitoral, Hacker obteve 43,12% dos votos válidos (5.912 ao todo), contra 54,52% (7.476) arraigados por Isaias Honorato da Silva Marques, o Carrapicho (Republicanos).

A candidatura de Sérgio, assim como seus últimos meses à frente da Prefeitura de Tamandaré, foi envolta em polêmicas. Em junho, foi descoberto que ele empregava a mãe e a avó de Miguel —Mirtes Renata e Marta Souza, respectivamente— como funcionárias da prefeitura. Ambas trabalhavam como empregadas domésticas nas residências da família, tanto em Tamandaré quanto no Recife.

O caso motivou a abertura de uma auditoria especial do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) que, além de atestar a contratação, identificou uma terceira pessoa na mesma situação: Luciene Raimundo Neves, também empregada doméstica. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou ação civil por improbidade administrativa. Ao UOL, sua assessoria informou que "não houve dano ao erário com a devolução da quantia" paga.

Apesar da controvérsia, a Câmara de Vereadores de Tamandaré recusou duas ações contra Hacker em agosto. Primeiro, ao arquivar uma denúncia de improbidade administrativa, proposta pelo contabilista José Soares da Silva. Depois, a casa arquivou o pedido de impeachment proposto pelos advogados recifenses Liana Cirne e Higor Araújo.

Em outubro, o Ministério Público Eleitoral abriu processo contra a candidatura de Sérgio, sob acusações de propaganda antecipada, por meio de comícios e carreatas, e de promover aglomeração. A denúncia foi oferecida pelo promotor eleitoral Wellington Cabral Saraiva. Ao UOL, ele disse que "não houve nenhum ilícito eleitoral nem propaganda antecipada" e negou desrespeito às recomendações sanitárias.

Sérgio Hacker pertence a uma família tradicional de políticos do Litoral Sul de Pernambuco. Na Prefeitura de Tamandaré, ele substituiu em 2016 seu tio, Hildo Hacker. Sua mãe, Isabel Hacker, ganhou a reeleição para a Prefeitura de Rio Formoso neste 2020, com 53,84% dos votos.

Caso Miguel

Sarí Côrte Real, mulher de Sérgio Hacker, foi denunciada pelo MPPE por abandono de incapaz com resultado de morte do menino Miguel, agravado por ser crime contra criança e ocorrido no meio de uma crise sanitária. Segundo a denúncia, aceita pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a criança estava sob a tutela provisória de Sarí, pois sua mãe, Mirtes, estava passeando com o cachorro da patroa.

Miguel estava em busca da mãe, quando saiu do apartamento de Sarí e ficou correndo entre os elevadores do prédio. Em dado momento, a primeira-dama de Tamandaré deixa a criança sozinha no elevador. Segundo a perícia policial, Miguel saiu do 5º para o 9º andar e, de lá, escalou uma janela e caiu.

A primeira audiência de instrução do caso foi marcada pelo TJPE para o dia 3 de dezembro, uma quinta-feira.