Topo

Governadores elegem apenas dois prefeitos nas capitais brasileiras

Prefeito de Curitiba, Rafael Greca é reeleito no primeiro turno - GIULIANO GOMES/ESTADÃO CONTEÚDO
Prefeito de Curitiba, Rafael Greca é reeleito no primeiro turno Imagem: GIULIANO GOMES/ESTADÃO CONTEÚDO

José Dacau

Do UOL, em São Paulo

16/11/2020 11h12

Dois governadores elegeram, no primeiro turno, o candidato a prefeito que apoiaram na eleição que aconteceu neste domingo (15) em 25 capitais brasileiras. E outros cinco conseguiram que seus afiliados políticos passassem para o segundo turno, que será realizado no próximo dia 29.

No Paraná, o prefeito Rafael Greca (DEM), apadrinhado pelo governador Ratinho Junior (PSD), se reelegeu prefeito de Curitiba no primeiro turno com 59,74 % dos votos. Marquinhos Trad (PSD), apoiado por Reinaldo Azambuja (PSDB), também se reelegeu em Campo Grande (MS) com 52,58 % do eleitorado.

Apenas a capital Macapá ficou de fora da eleição. A votação foi adiada por causa do apagão que atingiu há duas semanas o Estado do Amapá, na região Norte. O primeiro turno na cidade deverá acontecer no dia 13 de dezembro. Se for necessário, o segundo turno, está previsto para o dia 27.

Nordeste

O candidato Evaldo (PDT), apoiado por Belivaldo Chagas (PSD), ficou em primeiro lugar na disputa pela prefeitura de Aracaju (SE). Ele vai disputar o segundo turno com Delegada Danielle (Cidadania).

Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), que teve como padrinho político o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), vai enfrentar JHC (PSB) no segundo turno em Maceió.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), apostou em João Campos (PSB) para prefeito em Recife. Campos ficou em primeiro lugar. No próximo dia 29, ele enfrentará Marília Arraes (PT).

Sudeste

Em São Paulo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) disputará o segundo turno com Guilherme Boulos (PSOL). O tucano teve apoio do governador João Doria (PSDB).

Centro-Oeste

Em Goiânia (GO), Ronaldo Caiado (DEM) escolheu o nome de Vanderlan Cardoso (PSD). Ele ficou em segundo lugar e disputará o segundo turno com Maguito Vilela (MDB).

Sem candidato

Na disputa em Manaus (AM), o governador Wilson Lima (PSC) não apoiou nenhum nome. Mauro Carlesse (PHS), governador de Tocantins, também não apoiou nenhum candidato na disputa em Palmas.