Topo

Prefeita é eleita com 1 voto de diferença em SP: 'Foi difícil de acreditar'

Adriana Crivelli Biffe (MDB) é a nova prefeita de Piquerobi, no interior de São Paulo - America/João Victor Lopes
Adriana Crivelli Biffe (MDB) é a nova prefeita de Piquerobi, no interior de São Paulo Imagem: America/João Victor Lopes

Simone Machado

São José do Rio Preto (SP)

17/11/2020 20h50Atualizada em 18/11/2020 11h32

Cada voto faz a diferença. O clichê político nunca fez tanto sentido como na eleição de domingo, na disputa para a prefeitura de Piquerobi, no interior de São Paulo. Foi por apenas um voto de diferença que a candidata Adriana Crivelli Biffe (MDB) ganhou a disputa e foi eleita pela primeira vez para prefeita.

Adriana teve 1.289 votos, 50,02% dos votos válidos. Já seu adversário, Gustavo Matheus Giacomelli (PSDB), obteve 1.288 votos, 49,98%. Apenas os dois candidatos disputaram ao cargo do executivo, na pequena cidade com pouco mais de 3,7 mil habitantes e 2.903 eleitores.

Adriana conta que esperava que a disputa fosse acirrada, mas não imaginava que um único voto faria a diferença.

"Quando o resultado saiu, fiquei sem acreditar, cheguei a pensar que poderia ter tido algum erro na contagem, mas não teve, foi apenas um voto a diferença mesmo. Isso nunca tinha acontecido na história da cidade. Em eleições passadas já tivemos disputas acirradas, mas a diferença entre os candidatos foi de 10 votos", conta a prefeita eleita, ao UOL.

Ainda segundo Adriana, a diferença mínima de votos entre o vencedor e o segundo lugar chamou a atenção também dos moradores da cidade, que puderam ver o quanto cada voto é importante.

"Agora o eleitor pôde ver que o voto dele faz sim a diferença. Isso ajudou a criar consciência sobre a importância do voto", diz Adriana.

Os dois candidatos à prefeitura representaram grupos políticos tradicionais da cidade. Adriana concorreu com o apoio do atual prefeito, Valdir Aparecido Lopes, o Dudu (PMDB). E Gustavo é filho do ex-prefeito José Advaldo Giacomelli.

"Pretendo dar seguimento ao trabalho que vinha sendo realizado e focar na área da saúde, cuidar das pessoas. Mas tudo dentro da nossa realidade financeira do município", acrescenta.

Adriana, que tem 45 anos, disputou à Prefeitura pela primeira vez. A funcionária pública, já havia concorrido ao cargo de vereadora em 2012, mas não foi eleita, ficando como suplente.

Há 16 anos trabalhando como servidora municipal da área da saúde, ela já atuou como secretária de saúde no município.