Topo

"PSDB desmonta Polícia Militar e GCM", diz Boulos; Covas fala em parcerias

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/11/2020 23h51

O candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, criticou o que chamou de "desmonte" da Polícia Militar de São Paulo e da Guarda Civil Metropolitana por parte dos governos do PSDB nos governos estadual e municipal.

"Quando eu critico, Bruno, a política de Segurança eu não estou criticando individualmente os policiais militares ou os guardas civis. Aliás, a Polícia Militar que o PSDB desmonta, desvaloriza, não faz aumento salarial. Assim como não faz com a Polícia Civil. Eu conversei com guardas municipais. Eles estão desvalorizados, estão desprestigiados pelo seu governo e do Doria", disse Boulos durante o debate da Band realizado hoje.

O psolista afirmou que vai respeitar e valorizar os agentes de segurança. E citou casos de violência policial, dizendo que a política de Segurança Pública do PSDB orienta policiais "para o extermínio".

Eu crítico a política do PSDB que orienta, sim, para o extermínio, tantos casos que aconteceram, Bruno. Ou você vai silenciar para eles? O caso do jovem Guilherme no Jardim Miriam, que foi assassinado, levado da porta da sua casa e assassinado por policiais. Eu conheço mães e pais que perderam seus filhos. É a política que seu partido leva no governo do estado há 30 anos."
Guilherme Boulos, candidato do PSOL

Covas demonstrou espanto pela afirmação do concorrente e disse ser defensor dos direitos humanos. Ele afirmou que "a única menção" que Boulos à Polícia Militar no programa de governo "é para dizer que ela é genocida".

Dizer que eu oriento para o extermínio é uma figura de linguagem que eu não vou, aqui, nem tecer comentários. Espero que este tipo de crítica não seja levantado aqui porque não condiz com meu comportamento e meu histórico de respeito aos Direitos Humanos."
Bruno Covas, candidato do PSDB

O atual prefeito defendeu a ampliação da Operação Delegada, um convênio entre a administração municipal e o governo estadual, para que voluntários da Polícia Militar reforcem o policiamento na capital durante as folgas.

"Queremos ampliar isto ainda mais na próxima gestão, fazendo uma operação delegada específica com a Polícia Ambiental para proteger as nossas áreas de mananciais de invasões de terra na zona sul, perto da Billings e da Guarapiranga. Vamos ampliar o contingente de membros da Guarda Civil Metropolitana, continuando a ampliar a GCM, tão importante na segurança pública da cidade", prometeu Covas.

Como foi a eleição?

As candidaturas de Covas e Boulos avançaram ao segundo turno após ocuparem as duas primeiras posições na disputa pela prefeitura paulistana, nas eleições do último domingo (15). Covas contabilizou 32,85% dos votos (1.754.013 votos). Boulos, por sua vez, somou 20,24% dos votos (1.080.736).

Pesquisa Datafolha sobre o segundo turno divulgada hoje mostra Bruno Covas com 58% dos votos válidos e Boulos com 42%.

Em levantamento do Ibope divulgado ontem, o tucano aparece com 47% das intenções de voto e o psolista, com 35%.

*Colaboraram Carolina Marins, Beatriz Montesanti, Gilvan Marques, Leonardo Martins e Lucas Borges Teixeira