Topo

Gestão tucana entrega subprefeituras para aliados, diz Boulos

Colaboração para o UOL

26/11/2020 12h12Atualizada em 26/11/2020 17h47

O candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, disse hoje que seu adversário no 2º turno, o prefeito Bruno Covas (PSDB), entrega subprefeituras para aliados, em troca de apoio político.

Boulos deu a declaração durante sabatina realizada pelo UOL em parceria com a Folha. Ele falou sobre o assunto quando foi questionado sobre a possível falta de apoio entre os vereadores para aprovar as propostas dele caso seja eleito. O candidato disse acreditar que conseguirá governabilidade com apoio da população e sem fazer o que chama de "toma lá dá cá".

"A relação com a Câmara Municipal tem que ser feita com base nas propostas. O que não topo é toma lá da cá. Não topo o modo de governabilidade que o PSDB faz aqui hoje, que é de entregar subprefeituras para aliados. Vendem ideia de boa gestão, mas fazem essa velha prática de entregar subprefeituras para vereadores, que fazem clientelismo nos bairros e depois votam a favor do governo", criticou Boulos.

O partido de Boulos elegeu seis vereadores este ano. Mesmo com o apoito dos oito do PT, ele teria 14 vereadores em sua base. Bem longe de conseguir uma maioria entre os 55 totais.

O candidato do PSOL disse que não pode ser visto como "aventureiro" por prometer uma prática diferente na política.

"Esse modelo de gestão não pode ser naturalizado. E quem tenta romper com esse modelo ser visto como aventureiro e inviável. Esse modelo fez com que as pessoas perdessem a crença na política. Esse modelo gerou sentimento de rejeição à política na sociedade", analisou o candidato.

Guilherme Boulos está atrás de Bruno Covas nas pesquisas de intenções de voto. De acordo com levantamento mais recente divulgado ontem. O tucano aparece com 48% das intenções, 11 pontos percentuais à frente do adversário, que tem 37%.

*Colaboraram Allan Brito, Ana Carla Bermúdez, Felipe Oliveira, Leonardo Martins, Lucas Borges Teixeira e Nathan Lopes.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!