Topo

Ibope e Datafolha indicam vitória de Eduardo Paes no Rio; veja os números

Do UOL, em São Paulo

28/11/2020 19h30Atualizada em 28/11/2020 22h53

As pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas hoje, véspera do segundo turno da eleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro, indicam a vitória de Eduardo Paes (DEM) sobre Marcelo Crivella (Republicanos).

Paes, que foi prefeito da cidade entre 2009 e 2017, aparece na pesquisa Ibope com 68% votos válidos, três pontos a mais do que a última pesquisa, de 25 de novembro. Já Crivella tem 32%, três pontos a menos do que no levantamento anterior. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O percentual de votos válidos corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

Porcentagem Ibope de votos válidos:

Porcentagem Ibope de votos totais:

  • Eduardo Paes (DEM): 54%
  • Crivella (Republicanos): 26%
  • Brancos e nulos: 18%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

A pesquisa Ibope ouviu 1.204 eleitores na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 27 e 28 de novembro. Encomendada pela TV Globo, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RJ-05249/2020.

O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.

Datafolha: Paes tem 68% dos votos válidos

A pesquisa Datafolha divulgada hoje, por sua vez, também indica uma vitória de Paes com 68% dos votos válidos, com oscilação negativa de 2 pontos em relação à pesquisa de 24 e 25 de novembro. Crivella aparece com 32% dos votos válidos, 2 pontos a mais do que no levantamento anterior. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Porcentagem Datafolha de votos válidos:

Porcentagem Datafolha de votos totais:

  • Eduardo Paes (DEM): 55%
  • Marcelo Crivella (Republicanos): 26%
  • Brancos e nulos: 16%
  • Não sabem ou não responderam: 4%

A pesquisa Datafolha entrevistou 1.786 eleitores no Rio entre os dias 27 e 28 de novembro. Encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, ela foi registrada na Justiça Eleitoral com o número RJ-07737/2020.

O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!