Topo

Ibope Porto Alegre: Manuela vira, mas está empatada tecnicamente com Melo

Do UOL, em São Paulo

28/11/2020 20h02Atualizada em 29/11/2020 07h42

A última pesquisa Ibope para a Prefeitura de Porto Alegre repetiu a tendência de disputa acirrada entre Manuela D'Ávila (PCdoB) e Sebastião Melo (MDB) no segundo turno. A candidata conseguiu uma virada numérica no levantamento divulgado hoje, mas continua tecnicamente empatada com o adversário.

No levantamento de hoje, Manuela tem 51% dos votos válidos ante 49% do adversário. Na pesquisa anterior, as posições estavam trocadas: Melo estava à frente numericamente, com 54%, enquanto a candidata do PCdoB tinha 46%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Porcentagem Ibope de votos válidos:

  • Manuela D'Ávila (PCdoB): 51%
  • Sebastião Melo (MDB): 49%

No primeiro turno, Manuela D'Ávila teve 29% dos votos, enquanto Melo (MDB) recebeu 31%.

Entre os votos totais, que consideram também brancos, nulos e indecisos, Manuela foi de 42% para 45% das intenções, enquanto Melo caiu de 49% para 43%. Já o índice de brancos e nulos foi de 5% para 8%.

Porcentagem Ibope de votos totais:

  • Manuela D'Ávila (PCdoB): 45%
  • Sebastião Melo (MDB): 43%
  • Branco e nulos: 8%
  • Não sabem ou não responderam: 4%

O percentual de votos válidos corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

Para este levantamento, o Ibope conversou com 805 pessoas entre os dias 27 e 28 de novembro. Encomendada pela RBS TV, a pesquisa foi registrada no TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) sob o protocolo RS-05561/2020.

O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.

Datafolha não fez pesquisa em Porto Alegre

Na noite do sábado (28), uma pesquisa falsa do Instituto Datafolha foi divulgada e publicada no site da Band. O texto informava, erroneamente, que a pesquisa apontaria Melo com vantagem sobre Manuela D'Ávila.

O diretor de pesquisas do instituto, Alessandro Janoni, esclareceu que "o Datafolha não fez pesquisas eleitorais em Porto Alegre em 2020" e que a pesquisa é falsa.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!