Topo

David Almeida derrota Amazonino Mendes e será prefeito de Manaus

David Almeida (Avante) derrotou Amazonino Mendes e será prefeito de Manaus - Reprodução/Facebook
David Almeida (Avante) derrotou Amazonino Mendes e será prefeito de Manaus Imagem: Reprodução/Facebook

Fernando Cymbaluk Couri

Colaboração para o UOL

29/11/2020 18h52Atualizada em 29/11/2020 19h15

Na disputa entre dois ex-governadores de Amazonas, David Almeida (Avante) derrotou Amazonino Mendes (Podemos) no segundo turno das eleições de Manaus e governará a capital nos próximos quatro anos. O vencedor teve 51,2% dos votos, e o rival, 48,7%, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O resultado confirmou as pesquisas de intenção de votos, que davam vantagem ao ex-deputado estadual de 51 anos.

Além de ter três mandatos como deputado estadual, Almeida foi governador interino do Amazonas após a cassação de José Melo de Oliveira e de seu vice, em 2017. O representante do Avante é visto como alinhado ao governo federal e ao presidente Jair Bolsonaro.

O vice-prefeito de Manaus será o ex-deputado federal e estadual do Amazonas e atual vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (DEM).

Segundo turno sem debate

A corrida do segundo turno foi marcada por ataques entre os candidatos. Em um dos episódios, a Justiça Eleitoral determinou a remoção de uma propaganda da campanha de Amazonino em que o candidato associava David Almeida ao atual governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e ao ex-governador, José Melo (PROS), que tiveram seus nomes envolvidos em escândalos de corrupção. Os dois não declararam apoio a Almeida.

O atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), chegou a gravar um vídeo desmentindo o boato de que apoiaria David Almeida. Com a família envolvida em uma investigação de assassinato, Virgílio ficou de fora das eleições e não declarou apoio a nenhum candidato no segundo turno.

No início da corrida eleitoral, Amazonino não compareceu ao debate promovido pela TV Band Amazonas alegando outros compromissos de campanha e foi ironizado por David Almeida, que afirmou que seu adversário teria ficado em casa jogando Freefire —game que Amazonino aparecia jogando em suas propagandas.

Promessas de campanha

O prefeito eleito vai governar para mais de 2,2 milhões de pessoas na cidade que está no 8º no ranking nacional do PIB (Produto Interno Bruto). Entre os principais desafios que enfrentará estão as consequências da pandemia do novo coronavírus.

Com poucos médicos para atender a população, além de problemas com o saneamento básico e educação, índices que estão entre os mais baixos do país, Manaus acabou se tornando uma das cidades mais afetadas pela pandemia, contabilizando hoje por volta de 70 mil casos e cerca de 3.000 mortes pela doença.

Em seu programa de governo, Almeida prometeu ampliar a cobertura da atenção básica de saúde na cidade e criar ações de saúde nos bairros, escolas, mercados e espaços comunitários. Também prevê a integração de toda a rede municipal de saúde, inclusive a oferta na rede privada contratada pela prefeitura.

Para aprovar seus projetos, contará com o apoio de, ao menos, dez dos 41 vereadores da Câmara Municipal. Sua base reúne Avante, PMB, PTC, PRTB, PV, DEM e PROS.