Topo

Duarte Nogueira (PSDB) é reeleito prefeito de Ribeirão Preto (SP)

Duarte Nogueira (PSDB) é eleito prefeito - Reprodução/Facebook
Duarte Nogueira (PSDB) é eleito prefeito Imagem: Reprodução/Facebook

Thiago Varella

Colaboração para o UOL

29/11/2020 18h44

O atual prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), foi reeleito para mais quatro anos no cargo. Com 63,1% dos votos, ele venceu a ex-reitora da USP (Universidade de São Paulo) Suely Vilela (PSB), que recebeu 36,8% no segundo turno.

Nogueira participou de sua quinta eleição para prefeito de Ribeirão Preto. Ele tem 56 anos e é agrônomo de formação, mas está na política há muitos anos. Foi deputado estadual e federal, além de secretário da Habitação no governo de Mário Covas e da Agricultura e Abastecimento e Logística e Transporte no de Geraldo Alckmin.

Ele é filho de Antônio Duarte Nogueira, que governou Ribeirão Preto por duas vezes.

O prefeito reeleito era o candidato mais rico das eleições deste ano em Ribeirão. Ele declarou patrimônio de R$ 4,2 milhões, um aumento de 162% sobre o R$ 1,5 milhão de quatro anos atrás. Nogueira afirma que, na verdade, perdeu dinheiro durante seu mandato, já que o valor corresponde a uma herança. Segundo ele, o inventário dos pais foi finalizado justamente em 2016, quando estava em campanha.

Após ter sido o candidato mais votado no primeiro turno, com 45,87% dos votos totais contra 20,72% de Vilela, Nogueira viu sua reeleição ameaçada quando as primeiras pesquisas do segundo turno indicavam empate técnico entre os dois candidatos.

Tanto ele quanto sua adversária partiram em busca dos votos dos derrotados, sobretudo os dos eleitores de Chiarelli (Patriotas), o terceiro mais votado, com 10,90%, e que declarou não apoiar nenhum dos dois. No total, Ribeirão teve 11 candidatos no primeiro turno.

Nos debates e sabatinas, Nogueira e Vilela também deixaram claro que estão em lados políticos opostos. Enquanto o prefeito reeleito, mesmo sendo tucano, disse aprovar tanto o governo federal de Jair Bolsonaro (sem partido) quanto o estadual de João Doria (PSDB), sua adversária afirmou desaprovar os dois. O curioso é que há quatro anos Vilela apoiou Nogueira.

Ribeirão Preto é o 7º município mais populoso de São Paulo, com cerca de 711 mil habitantes. A cidade tem o 10º maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado e um alto IDH (índice de desenvolvimento humano), além de ser uma das maiores produtoras globais de álcool e açúcar.