Topo

'O prefeito tá on': Edmilson Rodrigues (PSOL) comemora vitória em Belém

Do UOL, em São Paulo

29/11/2020 17h52Atualizada em 29/11/2020 18h57

Primeiro prefeito de capital eleito neste domingo, Edmilson Rodrigues (PSOL) usou uma gíria comum nas redes sociais para comemorar sua vitória contra Delegado Federal Eguchi (Patriota) no segundo turno da eleição para prefeito de Belém (PA). "O Prefeito ON", escreveu ele no Twitter.

O vice-prefeito eleito é Edilson Moura (PT). A chapa teve o apoio de outros partidos de esquerda. Numa disputa acirrada, o psolista recebeu 51,76% dos votos válidos, contra 48,24% de Eguchi, e foi declarado vencedor com 98,76% das urnas apuradas.

Com Edmilson, o PSOL conquista uma capital pela segunda vez em sua história —a primeira foi Macapá, em 2012. O psolista vai assumir o Executivo após dois mandatos consecutivos de Zenaldo Coutinho (PSDB) na capital paraense.

Esta, no entanto, será a terceira vez que Edmilson comandará a prefeitura de Belém. Ele foi prefeito da cidade por dois mandatos quando era filiado ao PT, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!