Topo

'Forças extremistas parecem ter perdido', diz FHC sobre eleições

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 11h21

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse nesta segunda (30) que os resultados das eleições municipais demonstram que houve "uma reafirmação da democracia" e que "as forças extremistas parecem ter perdido", citando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o PT.

"Houve uma reafirmação da democracia. Vamos falar o português claro, as forças extremistas parecem ter perdido, tanto o presidente Bolsonaro que se manifesta muito duramente, de vez em quando, é verdade, para soluções mais de direita, quanto o presidente do PT, que nunca é extremado, mas que simboliza como se o PT fosse um partido muito radical quando na verdade não é tanto assim", analisou o tucano, em entrevista ao UOL conduzida pelo colunista Tales Faria.

FHC falou ainda sobre o desempenho do PSDB nas urnas ontem, citando especificamente a vitória de Bruno Covas em São Paulo. No ranking de vitoriosos do 2º turno, a legenda aparece logo após o MDB, com oito municípios conquistados dos 14 em que se mantinha na corrida — um aproveitamento de 57,14%.

"Para quem mora em São Paulo e é do PSDB foi um bom resultado a eleição do Bruno Covas, isso fortalece o PSDB. E vi nos jornais que várias cidades importantes o PSDB continuou com boa posição", disse o ex-presidente.

Durante a entrevista, FHC também comentou sobre o adversário de Covas no pleito, o psolista Guilherme Boulos, a quem vê como uma liderança emergente.