Topo

Paes quer encontro com Bolsonaro para discutir transição

29.nov.2020 - Eduardo Paes discursa após ser eleito à prefeitura do Rio de Janeiro. - Reprodução/CNN
29.nov.2020 - Eduardo Paes discursa após ser eleito à prefeitura do Rio de Janeiro. Imagem: Reprodução/CNN

Igor Mello e Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

30/11/2020 16h58

Prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes (DEM) tenta agendar ainda esta semana um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para discutir ações em parceria com o governo federal.

De acordo com o deputado federal Pedro Paulo (DEM), coordenador da transição, Paes telefonou para o presidente e para o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) nesta segunda-feira (30).

"A ideia é nos próximos dias estejam juntos. [A conversa] Foi absolutamente amigável, como sempre foram as conversas que tivemos com o senador Flávio Bolsonaro, com o vereador Carlos Bolsonaro e com o próprio presidente", disse.

Ainda segundo Pedro Paulo, o diálogo com Bolsonaro e Flávio seguiu a linha de defender uma parceria institucional com os principais atores da República neste momento, todos oriundos do Rio —como o ministro Luiz Fux, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e o deputado federal Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara.

"Todos nós somos do Rio de Janeiro, a conversa é justamente essa: temos um super momento para a cidade e o estado. O presidente é do Rio de Janeiro, o presidente da Câmara é do Rio, o do STF é do Rio, o ministro da Economia [Paulo Guedes] é do Rio. É aproveitar essa energia."

Coordenador da transição, Pedro Paulo será uma espécie de supersecretário, cuidando dos cofres da prefeitura. Sua pasta irá unificar as secretarias de Fazenda, Planejamento e a Controladoria Geral do Município.