Topo

Pros retira candidatura de Marçal, que fala em renúncia coletiva no partido

Pablo Marçal teve nome retirado da disputa presidencial pelo Pros - Reprodução
Pablo Marçal teve nome retirado da disputa presidencial pelo Pros Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/08/2022 15h45

O Pros retirou a candidatura do empresário e coach motivacional Pablo Marçal da disputa pela Presidência da República e decidiu apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto. A decisão sobre a retirada da candidatura de Marçal foi tomada na manhã de hoje em reunião da executiva nacional do partido. A votação foi unânime.

Após a legenda comunicar a retirada da candidatura do empresário, Marçal afirmou que vai promover uma renúncia coletiva dos candidatos do Pros caso o presidente interino do partido, Eurípedes Jr. retire sua candidatura e "se curve ao PT".

Por meio de nota, o coach motivacional disse que 60% dos candidatos do partido já teriam aceitado seu convite.

"Os 911 candidatos que vieram ao meu convite sairão do partido, isso inviabilizará todas as nominatas homologadas na convenção e será a última eleição do Pros", afirmou.

A avaliação do empresário é a de que, se mais da metade dos candidatos do Pros desistirem de suas respectivas candidaturas, o partido não atingirá a cláusula de barreira, ficando com menos representantes no Congresso Nacional e comprometendo projetos futuros da legenda. "Esse será o futuro do Pros se insistirem em se curvar ao PT", disse Marçal.

Segundo a campanha de Marçal, a convenção do Pros para o lançamento de sua candidatura foi feita dentro do prazo e com chamamento dez dias antes do limite estipulado pela Justiça Eleitoral. A equipe do empresário também diz que a ata foi homologada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a candidatura teve CNPJ expedido.

Ele ameaça judicializar a questão. "A convenção fake do denunciado por corrupção Eurípedes aconteceu fora do prazo, teve assinaturas falsas e será questionada na Justiça", disse Marçal em nota.

Até a publicação dessa reportagem, o nome de Marçal continuava sendo exibido no sistema de divulgação de candidaturas e prestação de contas, com status de "aguardando julgamento".