Topo

Novo denuncia chapa de Boulos e Erundina por propaganda antecipada nas redes

Guilherme Boulos e Luiza Erundina formarão chapa do Psol nas eleições municipais em SP - Reprodução
Guilherme Boulos e Luiza Erundina formarão chapa do Psol nas eleições municipais em SP Imagem: Reprodução

Rayssa Motta e Pedro Venceslau

São Paulo

12/08/2020 14h16Atualizada em 12/08/2020 17h27

O Partido Novo entrou com uma representação na Justiça Eleitoral anteontem contra a chapa de Guilherme Boulos e Luiza Erundina, ambos do Psol, alegando propaganda antecipada na pré-campanha à prefeitura de São Paulo.

O partido questiona um vídeo, divulgado nas redes sociais do líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) no dia 20 de julho, em que Erundina diz: "Nós vamos à luta eleger Boulos prefeito de São Paulo".

Para o advogado do Novo, Tiago Ayres, houve 'pedido explícito de voto' no trecho, o que caracteriza propaganda eleitoral antecipada — aquela que veiculada antes do registro da candidatura. A Legislação Eleitoral permite menções aos pré-candidatos desde que não envolvam demandas diretas por voto.

O requerimento pede que a Justiça determine a remoção do vídeo das redes sociais e estabeleça multa. "O perigo de dano decorre da necessidade de retirada da propaganda antecipada, uma vez que sua permanência pode ocasionar um desequilíbrio no pleito e atingir a igualdade de oportunidades entre futuros candidatos", diz o pedido.

Até a publicação desta matéria, a reportagem não havia obtido contato com a assessoria dos pré-candidatos e ainda aguarda retorno. O espaço está aberto a manifestações.

Em nota, Boulos afirmou: "Ainda não fomos notificados da representação, mas essa fala foi feita num contexto de prévias partidária. No caso da denúncia, o partido é novo, mas a política é a velha de sempre. O jogo nem começou e querem ganhar no tapetão".