Topo

Votos brancos, nulos, válidos e contagem: veja as diferenças e tire dúvidas

Ueslei Marcelino
Imagem: Ueslei Marcelino

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/08/2020 04h00Atualizada em 25/11/2020 19h52

Vai votar nas eleições de 2020 e ainda tem dúvidas sobre algumas questões que envolvem o dia do pleito? Tire todas as suas dúvidas sobre votos em branco, nulos e válidos e saiba como funciona a contagem de votos no Brasil

Tire dúvidas sobre votos brancos, nulos e válidos

Qual a diferença entre voto branco e nulo?

Os dois são considerados votos inválidos, ou seja, não são considerados na contagem final da eleição. A única diferença entre eles é a forma como o eleitor decide invalidar o voto.

O que é voto branco?

O voto em branco acontece quando o eleitor pressiona o botão branco na urna eletrônica e confirma seu voto. Ele é um voto inválido, ou seja, não é computado para nenhum candidato.

Como votar em branco?

Pressione o botão branco da urna eletrônica e depois aperte a tecla confirma.

Para quem vai o voto em branco?

Para ninguém. O voto em branco é inválido e não é considerado na contagem final de votos de nenhum candidato.

O que é voto nulo?

O voto nulo é uma forma de invalidar o voto, ou seja, de não votar em nenhum candidato.

Ele é registrado quando o eleitor digita um número que não pertence a nenhum candidato ou partido e aperta o botão confirma da urna eletrônica.

Como funciona a votação na urna eletrônica?

No segundo turno, no teclado da urna, o eleitor precisa digitar o número do candidato de sua preferência para prefeito.

Depois que o eleitor digitar os números, vão aparecer a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, o eleitor precisa apertar a tecla verde que confirma a votação.

No primeiro turno, em 2020, o procedimento foi semelhante —a diferença foi que o eleitor votou primeiro para vereador e depois para prefeito.

Como votar nulo?

Digite um número que não pertence a nenhum candidato ou partido na urna eletrônica e aperte o botão confirma.

Para quem vai o voto nulo?

Para ninguém. O voto nulo é inválido e não é considerado na contagem final de votos de nenhum candidato.

Voto nulo vai para quem está ganhando a eleição?

Não. O voto nulo não é computado para nenhum candidato.

Voto nulo anula eleição?

Não, o voto nulo não anula a eleição. Mesmo que mais de 50% dos eleitores votem nulo, a eleição não é anulada. Só os votos válidos são considerados na contagem das eleições.

Por isso, se a maioria dos eleitores votar nulo, seus votos serão apenas descartados. Sendo assim, mesmo que isso acontecesse, o candidato com o maior número de votos válidos ganharia.

O que são considerados votos válidos?

Votos válidos são aqueles destinados a um candidato ou a um partido. São os votos válidos que são considerados para saber quem foi eleito.

Voto branco vai para a legenda?

Não. O voto branco é inválido e não vai para nenhum partido.

O que é o voto nominal?

Quando o eleitor vota de forma nominal, ele escolhe um candidato específico para receber seu voto. Sendo assim, quando ele estiver na urna eletrônica, ele deve digitar o número que corresponde ao candidato que ele quer votar. Depois, ele deve esperar aparecer a foto e o nome de seu candidato na urna e apertar a tecla verde que confirma o voto.

O que são votos de legenda?

Quando o eleitor vota na legenda, ele opta por votar em um partido, e não em um candidato específico. Quando o eleitor opta por esse tipo de voto, que pode ser feito apenas para os cargos de vereador e deputado, ele deve digitar o número do partido na urna e aperta a tecla confirma.

Quantos votos válidos tem no Brasil?

Os votos válidos variam de eleição para eleição. Os votos válidos representam todos os votos que foram feitos em candidatos ou em siglas de partidos. Sendo assim, o número varia a cada pleito de acordo com o número de votos válidos do ano.

Como funciona o sistema proporcional de votos?

O sistema proporcional funciona nas eleições do Legislativo, da seguinte forma: para se chegar ao resultado final, são aplicados os quocientes eleitoral (QE) e partidário (QP). O quociente eleitoral é definido pela soma do número de votos válidos e dividida pelo número de vagas em disputa. Só partidos que atingem o quociente eleitoral têm direito a uma vaga.

Em um caso hipotético, em que houve 1.000 votos válidos para 20 vagas em disputa, o quociente eleitoral é 50 (1.000 dividido por 20).

Depois disso, é analisado o quociente partidário: o resultado do número de votos válidos obtidos pelo partido é dividido pelo quociente eleitoral. O resultado irá corresponder ao número de cadeiras a serem ocupadas pela sigla.

No mesmo exemplo acima, se todos os candidatos de um partido obtiveram juntos 110 votos, o número de vagas obtidas pela sigla seriam 2 (110 dividido por 50 é igual a 2,2). Os dois candidatos mais bem votados do partido seriam eleitos

A partir das eleições de 2020, não é mais possível fazer coligações para disputar as vagas de vereadores e deputados. Só serão considerados os votos que o próprio partido obteve para atingir o quociente eleitoral.

A eleição pode ser anulada se mais da metade dos eleitores votarem nulo?

Não. Mesmo que mais de 50% dos eleitores votem nulo, a eleição não é anulada.

O que acontece se ninguém votar em uma eleição?

O cenário é irreal. É impossível que toda a população concorde em não votar, ainda mais no Brasil, onde o voto é obrigatório. No entanto, mesmo que toda a população não votasse, ao menos os candidatos e pessoas próximas a eles acabariam votando. O candidato que recebesse mais votos seria o vencedor.

O que acontece se todos votarem em branco na eleição?

O cenário é irreal. É impossível que toda a população concorde em votar em branco. A eleição é feita a partir de maioria de votos. Mesmo que, por exemplo, 90% dos eleitores votassem em branco ou nulo em uma eleição, o resultado seria definido considerando os 10% dos votos que foram depositados em nome de algum dos candidatos.

Voto nulo e voto em branco possuem o mesmo valor jurídico eleitoral?

Sim. Os dois são votos inválidos e não são considerados na contagem final da eleição.