UOL Notícias Empregos

15/03/2010 - 13h12

Dúvida: O que dizer se o entrevistador perguntar o motivo de minha demissão na última empresa?

Da Redação
Em São Paulo

Fui demitida de uma empresa sem justa causa, porém com algumas queixas sobre pequenos erros nas atividades. Agora estou fazendo novas entrevistas e gostaria de saber o que falar quando o entrevistador perguntar sobre o motivo pelo qual fui demitida, sem que isso comprometa minhas qualidades profissionais.

 

A não adequação do trabalhador para determinadas funções é absolutamente comum. Nem sempre conseguiremos desempenhar com total desenvoltura todas as tarefas do nosso dia-a-dia profissional.

 

Essa é uma realidade tão evidente que o próprio legislador já previu a faculdade das partes de celebrarem um contrato de experiência, anterior ao contrato definitivo, e que proporcionará que ambas se conheçam e que o empregado tenha contato com o trabalho que desenvolverá, demonstrando suas aptidões.

 

Justamente por essa razão e considerando-se que a sua dispensa ocorreu sem justa causa, ou seja, sem que nenhuma falta grave lhe tivesse sido imputada, entendo que inexistem motivos que possam desqualificá-la para a nova oportunidade.

 

Ao entrevistador, entendo que poderão ser informadas as atividades desempenhadas no antigo emprego e a demissão sem justo motivo, mas a análise curricular e a postura no momento da entrevista serão muito mais importantes, porque nem sempre as condições do emprego anterior, que eventualmente levaram aos erros ou equívocos, se repetirão no novo emprego.

 

Demonstrar seu compromisso em aprender, seu interesse em buscar crescimento pessoal e profissional e o entusiasmo com a nova oportunidade geralmente são muito mais importantes do que enaltecer os motivos que levaram à dispensa no último emprego.

 

Dessa forma, procure ser segura, otimista e interessada durante a entrevista. Não permita que uma experiência anterior atrapalhe as oportunidades ou mesmo que a deixe insegura para os novos desafios. Questionada sobre os motivos da demissão, seja direta e sincera, informando que a demissão ocorreu sem justo motivo, o que de fato aconteceu. O futuro empregador poderá firmar um contrato de experiência, meio pelo qual você poderá ser avaliada da forma adequada. Concentre-se na nova oportunidade e demonstre-se pró-ativa já na entrevista o que certamente se reverterá em seu favor.

 

Daniela Lopomo Beteto, advogada do Trevisioli Advogados Associados

Compartilhe:

    Encontre vagas de emprego na sua Área

    Concursos Previstos

    As mais lidas

    Hospedagem: UOL Host