O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aplica neste fim de semana (19 e 20) as provas para
60.792 candidatos inscritos no concurso para formação de cadastro de reserva.
Para nível superior, a seleção terá avaliações objetivas (1ª fase) e discursiva (2ª fase). A primeira etapa, aplicada no sábado (19), às 14h, será formada por 70 questões objetivas (português, língua estrangeira e conhecimentos específicos). A segunda, no domingo (20), às 9h, terá cinco questões específicas.
Para técnico, os exames serão apenas no domingo, às 9h: provas objetivas (1ª fase, com 50 questões de português, matemática, conhecimentos gerais e específicos sobre o BNDES) e redação (2ª fase).
Só serão corrigidos os exames das segundas fases dos candidatos que forem aprovados nas primeiras etapas. Os gabaritos serão divulgados na segunda (21). A avaliação será realizada nas cidades de Brasília (DF), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) ou São Paulo (SP).
É preciso levar para a prova um documento de identidade original -- RG, carteira expedida por órgãos ou conselhos de classe, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira de motorista (com foto) ou passaporte --, cartão de confirmação de inscrição e caneta esferográfica de tinta na cor preta. O candidato deverá chegar ao local de exame com uma hora de antecedência.
Vagas São oferecidos os cargos de profissional básico (formações em engenharia, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, direito, geologia e cursos e especializações correlatas à área de análise de sistemas - suporte) e de técnico administrativo (nível médio).
O posto que recebeu mais candidatos foi o de técnico, com 38.801 inscrições. Só no Rio de Janeiro, farão prova 27.885 inscritos nesse posto. Em Brasília, são 3.767. O cargo de profissional básico com formação em direito teve 8.262 inscrições -- no Rio, foram 6.263 candidatos.
A remuneração inicial para os profissionais básicos é de R$ 6.733,67, para 35 horas semanais; para técnico, é de R$ 1.946,05 (mesma carga horária). Em princípio, o trabalho será na cidade do Rio de Janeiro (RJ), mas o edital diz que, "de acordo com as necessidades de serviço, o candidato poderá ser lotado em unidade localizada em qualquer outra cidade onde o BNDES possua ou venha a constituir representação". Os profissionais de nível superior devem ter ainda disponibilidade para viajar.
É recomendável confirmar datas e horários para se prevenir de alterações posteriores à publicação deste texto. Outros dados podem ser obtidos no site da instituição organizadora, a Cesgranrio.