UOL Notícias Empregos

06/01/2009 - 17h30

Se o selecionador pedir uma redação com tema livre, o que escrevo?

Sempre que vou a uma entrevista de emprego, o selecionador da empresa solicita uma redação com no minimo 20 linhas e tema livre; qual seria o melhor assunto a abordar?

O objetivo do selecionador ao lhe pedir uma redação é conhecer mais sobre você. E, nessa linha, há três pontos importantes:

Antes de se preocupar com o tema ou sobre o que irá escrever, pense em como escreverá. O mais importante dos pontos é escrever bem, encadear as ideias, fazer uma redação que tenha início, meio e fim. Que tenha um enredo. E, se possível, que consiga prender a atenção do leitor. Saber escrever indica saber se expressar, e isto é sempre muito valorizado.

Você poderá falar sobre vários assuntos. No entanto, o tema que você escolher falará sobre você. O fato de o assunto ser livre lhe permitirá mostrar o que, talvez, tem mais em evidência em sua mente. Sabendo disso, tome cuidado.

Por fim, tome cuidado também com erros de português. Não saber regras gramaticais ou cometer erros de concordância poderão tirar pontos impotantes na análise final do seu texto.

Marcelo Abrileri , presidente da empresa de recursos humanos Curriculum

Veja as respostas das outras perguntas escolhidas em janeiro:

  • Vale a pena cadastrar currículo nos sites das empresas?
  • Preciso de orientação para a entrevista de emprego
  • Como se comportar na dinâmica?
  • Inglês fluente garante vaga?
  • Não consigo emprego na área ambiental
  • Compartilhe:

      Encontre vagas de emprego na sua Área

      Concursos Previstos

      As mais lidas

      Hospedagem: UOL Host