UOL Notícias Empregos

11/02/2009 - 14h25

Faça curso superior de administração ou um técnico?

Estou em dúvida: não sei se faço um curso superior de administração ou um técnico em segurança do trabalho. Gostaria de saber como está o mercado de trabalho nessas áreas e também as oportunidades de estágio.

Independentemente do mercado de trabalho, você deve se identificar com a proposta oferecida e principalmente com as tarefas desenvolvidas, pois, escolhendo a profissão pela aptidão, você terá grandes chances de sucesso.

Costumo sempre alertar os estudantes para a questão da remuneração. Esse não deve ser considerado um fator decisivo na escolha da carreira, pois os valores oferecidos variam de empresa para empresa.

Em relação ao mercado de trabalho, o ingresso nesses dois cursos que você citou são bem relativos. Hoje, o mercado de administração é muito amplo, você poderá conhecer diversas áreas: mercadológica, logística, produção, recursos humanos, controladoria, finanças, sistemas e métodos, entre outros. Juntamente com essa amplitude, o número de matriculados no curso de administração também é bem maior.

Já o curso de segurança do trabalho é mais restrito, podendo ser aplicado em bancos, plataformas petrolíferas, indústrias e empresas comerciais. Como o número de vagas é bem menor do que as oferecidas no curso de administração, o número de matriculados também é inferior. Logo, quando uma vaga é aberta, falta pessoal qualificado.

É importante saber: sairá sempre na frente o jovem com bom relacionamento na equipe de trabalho e que se dedique aos estudos, cultivando a boa leitura e escrita, além de atualizações na tecnologia da informática.

Evelyn Lemos, gerente de recrutamento e seleção do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios)

Veja outras perguntas selecionadas neste mês:

  • Há limites de idade para se inscrever em concurso?
  • A crise também vai atingir pessoas com formação superior?
  • Não tenho carteira assinada. Isso atrapalha na seleção?
  • Por que se pergunta sobre religião em processo seletivos? O que fazer?Qual seria a segunda língua mais adequada para o mercado das engenharias?
  • No currículo, devo dizer que ganhei uma bolsa de estudos?
  • Compartilhe:

      Encontre vagas de emprego na sua Área

      Concursos Previstos

      As mais lidas

      Hospedagem: UOL Host