UOL Notícias
 

Veja o que funciona durante o Carnaval

São Paulo

  QUARTA (9)  
Banco ¹ Parcial  
Shopping ² Parcial  
Feira livre 3 Abre  
Mercados Municipais 4 Abre  
Parques 5 Abre  
Correio 6 Parcial  
Hospital 7 Abre  
Procon 8 Parcial  
Rodízio 9 Não tem  
Metrô 10 Abre  
Trem 11 Circulam  
Ônibus 12 Circulam

 

1. Na quarta-feira, as agêncas abrem a partir das 12h. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nos dias 7 e 8 poderão ser pagos no próximo dia útil (9) sem incidência de multa.

2. No sábado e na segunda, o expediente é normal, das 10h às 22h; no domingo e na terça, praça de alimentação e áreas de lazer das 11h às 22h e lojas podem abrir das 14h às 20h; na quarta, abre depois das 12h até 22h.

3. As feiras livresatenderão nos horários e locais habituais, com a exceção de segunda-feira, quando não são realizadas.

4. Os mercados municipais e os sacolões funcionarão normalmente no sábado e domingo.O mercado de Guaianases abre nos dias 7 e 8; Ipiranga, Penha, Pirituba, Sapopemba e Vila Formosa fecham no dia 7, mas abrem no dia 8, por meio período. Os mercados Central Leste, Kinjo Yamato, Lapa, Paulistano, Pinheiros, Santo Amaro, São Miguel, Tucuruvi e Teotônio Vilela funcionarão no dia 7 e estarão fechados no dia 8. Os sacolões Avanhandava, Brigadeiro, Estrada do Sabão, Jaguaré, Jaraguá, Lapa, Piraporinha, Rio Pequeno, Santo Amaro e São Miguel não funcionarão no dia 8. Atenderão normalmente no dia 8 os sacolões Bela Vista, Butantã, Cohab Adventista, Cidade Tiradentes, João Moura e Freguesia do Ó.

5. Todos os parques municipais abrirão nos horários habituais, com exceção do Jardim da Luz, que fica fechado às segundas-feiras.    

6. No sábado, expediente até 12h em 30 unidades da capital e da Grande SP; agência de Shopping Morumbi das 10h às 20h (sábado e segunda); agência centra do Vale do Anhangabaú, das 8h às 14h (sábado); agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos, das 7h30 às 22h30 (sábado e quarta) e 9h às 17h (domingo, segunda e terça); demais agências estarão fechadas e voltam a funcionar às 13h da quarta. Agências no Poupatempo abem às 13h de quarta. Informações: (11) 3003-0100 (capital e região metropolitana) e 0800-725 7282 (demais localidades).

7. Os hospitais e unidades de saúde estaduais funcionam em esquema de plantão. Os hospitais, pronto-socorros e AMAs municipais funcionam 24h. O Atendimento Médico Ambulatorial abre de segunda a sábado, das 7h às 19h. O atendimento será interrompido durante o Carnaval nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas AMAs Especialidades. Essas unidades permanecerão fechadas no sábado, domingo, segunda e terça-feira, reabrindo para atendimento na quarta-feira, às 12h.

8. No sábado, os postos de atendimento pessoal dentro do Poupatempo (Sé, Santo Amaro e Itaquera) funcionam das 7h às 13h; na quarta, das 13h às 19h.

9. A regra vale para veículos de passeio. Os caminhões terão circulação livre na segunda e terça, mas na quarta devem seguir o rodízio.

10. A partir de sexta-feira, a oferta de trens será reforçada durante os horários de maior movimentação, com aumento no número de viagens. Na sexta, para atender os usuários que deixarão a cidade pelos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda, o metrô reforçará a oferta de viagens no período da noite nas Linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Na segunda-feira, a frota de trens em circulação será igual à oferta de um sábado, e na terça-feira, semelhante ao de domingo. Na quarta, para atender os usuários que retornam à cidade, o início da operação nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha será antecipado para às 4h. Na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), com exceção das estações Vila Prudente e Tamanduateí, que operam das 8 às 17h, todas as demais estações iniciam a operação às 4h30. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), a operação das estações terá início no horário habitual, às 4h40.

11. A circulação de trens da CPTM será feita normalmente no sábado e domingo. Na segunda, os trens circularão com horários de sábado, e na terça, com horários de domingo. Na quarta, os trens voltam a circular normalmente.     

12. O Sistema de Transporte Coletivo Urbano opera no sábado e na segunda-feira com 70% da frota. No domingo e na terça-feira com 50%. Já na quarta-feira, o sistema voltará a operar normalmente com 100% da frota. Para facilitar a ida ao Sambódromo, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) acionou duas linhas gratuitas de microônibus, ligando as estações do Metrô e da CPTM ao local do evento e saindo da estação Portuguesa - Tietê (Metrô) e da Estação Palmeiras - Barra Funda (Metrô/CPTM). Para utilizar o serviço, os usuários devem retirar as senhas distribuídas pelos agentes da CPTM e do Metrô que estarão nas linhas de bloqueio, antes da saída das estações. O passe dará direito ao embarque no microônibus na ida e na volta. Na sexta-feira e no sábado, na ida para o Sambódromo, a linha especial funcionará das 17h à 1h. Na volta, a partir da manhã de sábado e de domingo, a operação será das 5h às 9h. Esse mesmo esquema se repetirá para os desfiles do Grupo de Acesso, no domingo, da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), na segunda-feira, e ainda para o Desfile das Campeãs. Na Estação Portuguesa-Tietê, o embarque da Ponte Orca do Carnaval será na rua Marechal Odilio Denys e o desembarque no Anhembi será no Portão 1 (entrada do Pavilhão de Exposição). Na Estação Palmeiras-Barra Funda, os passageiros vão embarcar no Terminal Turístico Norte (Plataforma 8), dentro da área do Metrô. As linhas que circulam no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) cumprirão programação horária diferenciada, adequadas ao comportamento da demanda. Os serviços de Ponte ORCA que ligam a Estação Vila Madalena (Metrô) à Cidade Universitária (CPTM) e as estações Tamanduateí (CPTM) e Sacomã (Metrô) funcionarão normalmente na segunda-feira e não vão operar na terça. Na quarta, o horário será normal.

Rio de Janeiro

  QUARTA (9)
Banco 1 Parcial
Shopping 2 Abre
Comércio 3 Abre
Feira Livre Fecha
Correios 4 Parcial
Hospital 5 Abre
Procon Fecha
Ônibus 6 Circulam
Metrô 7 Abre
Trens 8 Circulam
Barcas 9 Circulam
Coleta de lixo Ocorre

 

1. Na quarta-feira, as agêncas abrem a partir das 12h até 16h. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nos dias 7 e 8 poderão ser pagos no próximo dia útil (9) sem incidência de multa.

2. Os shoppings estarão fechados na terça-feira. As lojas que funcionarem no domingo não poderão abrir antes das 12h na quarta-feira. De acordo o Sindilojas (Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro), conforme o que foi decidido no convênio de Natal, os shoppings que funcionaram em regime especial (até meia-noite) no período natalino não poderão abrir nesta segunda-feira. São eles: Bangu Shopping, Barra Shopping e New York City Center, Botafogo Praia Shopping, Carioca Shopping, Center Shopping Rio, Ilha Plaza Shopping, Norte Shopping, Shopping Nova América, Shopping Rio Sul e West Shopping. O horário de abertura é determinado por cada shopping.

3. Nenhuma loja poderá abrir na terça-feira. As lojas que abrirem no domingo, não poderão abrir antes das 12h na quarta. O horário de abertura é determinado por cada loja, desde que respeitada a carga horária diária de 8h de seus funcionários.

4. No sábado, as agências funcionam em horário normal, lembrando que cada agência funciona em determinado horário e nem todas abrem. Algumas agências podem trabalhar em horário reduzido, de acordo com a demanda. Domingo, segunda e terça-feira abrem apenas as agências que funcionam em regime de plantão. Os serviços Sedex 10, Sedes Hoje e Disque-Coleta não funcionam. Na quarta-feira, as agências voltam a funcionar normalmente a partir das 12h. Informações sobre cada agência podem ser obtidas aqui.

5. Os hospitais estaduais funcionam em regime 24h, todos os dias. A rede municipal de atenção básica estará fechada na terça, mas todas unidades municipais de emergência e UPAs 24h estarão funcionando. O Hospital Souza Aguiar estará pronto para atender a eventuais emergências ocorridas no Sambódromo e oito postos de assistência médica serão instalados nas cercanias do Sambódromo e do Terreirão do Samba. 150 profissionais e 16 ambulâncias UTIs estarão no local para prestar atendimento e fazer o transporte até o hospital, quando necessário.

6. Todas as linhas circulam com suas frotas habituais. Algumas linhas estão sujeitas a mudança de itinerário devido aos blocos de Carnaval.

7. No sábado, a linha 2 fará o percurso da estação Pavuna até a General Osório, sem a necessidade de transferência. De 0h de domingo até as 23h de terça, os trens da linha 2 circularão da Pavuna a Botafogo em regime de 24h. As estações funcionarão ininterruptamente das 5h do sábado até as 23h da terça-feira, menos as estações Catete, Presidente Vargas e Maracanã, que fecharão à meia-noite do sábado e reabrirão às 5h da quarta-feira. Entre sábado e terça, as linhas de Metrô na Superfície e Barra Expresso que normalmente saem da estação General Osório, em Ipanema, sairão da estação Siqueira Campos, em Copacabana. As integrações expressas funcionam no horário habitual e não operam de madrugada. As linhas 696A e 634A (Nova América/Del Castilho - Fundão) e 401A e 401B (Estácio - Rio Comprido) não rodarão de sábado a terça, voltando a circular na quarta-feira.

8. No sábado e no domingo, os ramais (Japeri, Santa Cruz, Saracuruna e Belford Roxo) terão cinco partidas extras de trens paradores durante a noite e a madrugada. Na segunda-feira, embora o funcionamento seja o mesmo de um dia de feriado, também haverá cinco trens extras partindo da Central durante a noite e madrugada nos quatro ramais. Na terça-feira, o funcionamento será como aos domingos e não haverá trens extra. Na quarta-feira, o intervalo dos trens será de 30 minutos até as 10h, quando a frequência das viagens se normaliza. Outros detalhes aqui.

9. Na segunda e na quarta-feira, nos períodos entre 6h e 10h e entre 16h e 20h, os intervalos da linha Praça XV-Niterói-Praça XV serão de 15 minutos. Das 10h às 16h, e das 20h às 23h30, as partidas serão a cada 30 minutos. A linha Praça XV-Charitas-Praça XV funcionará nos horários de rush com intervalos de até 20 minutos. Fora do rush, os intervalos serão de até 50 minutos. Na terça-feira, a linha Praça XV-Niterói-Praça XV vai operar com intervalos de 30 minutos. As linhas do Cocotá e de Charitas não funcionam no feriado. Mais informações aqui.

10. As coletas de lixo domiciliar serão alteradas no centro da cidade e na estrada Intendente Magalhães, em Campinho, subúrbio do Rio. No centro, a coleta deixa de ser noturna e começará às 15 horas nas ruas interditadas para os eventos, na segunda e terça-feira. Nos dias 05, 08 e 12, a coleta será antecipada de 19h para 7h nos seguintes locais: estrada Intendente Magalhães (no trecho do Largo do Campinho até rua Carlos Xavier), rua Domingos Lopes, praça dos Lavradores, rua Capitão Couto Menezes, praça Inácio do Canto, rua Alaíde, rua Felipe Frutuoso, rua Maria José, praça dos Lavradores, rua Carlos Xavier, rua Diniz Barreto, rua Candido Benício (até a travessa Carlos Xavier) e rua Ernani Cardoso (até rua Padre Manso).

Brasília

  QUARTA (9)
Banco 1 Parcial
Shopping 2 Abre
Comércio 3 Parcial
Correios 4 Parcial
Hospital 5 Abre
Metrô 6 Circula

 

1. Na quarta-feira, as agências abrem a partir das 12h. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nos dias 7 e 8 poderão ser pagos no próximo dia útil (9) sem incidência de multa.

2. As lojas de shopping fecham na segunda e terça-feira e reabrem na quarta-feira, a partir das 13h. As praças de alimentação e cinemas funcionam normalmente todos os dias.

3. O comércio de rua fecha na segunda e terça-feira e reabre na quarta-feira a partir das 13h.

4. As agências que abrem aos sábados, como a do aeroporto Juscelino Kubitschek, funcionam normalmente. No domingo, segunda-feira e terça-feira, somente a agência do aeroporto funcionará, em regime de plantão, das 9h às 17h. Na quarta-feira, as agências abrem após às 12h.

5. Hospitais funcionam apenas com os prontos-socorros abertos em esquema de plantão.

6. O metrô funciona normalmente, com os mesmos valores de tarifas.

Salvador

  QUARTA (9)
Banco 1 Parcial
Shopping 2 Abre
Comércio 3 Parcial
Feira Livre 4 Abre
Correios 5 Parcial
Hospital 6 Abre
Procon Fecha
Ônibus 7 Circulam
Metrô Fecha
Barcas 8 Circulam
Trens Circulam

 

1. As agências nos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Orla) fecham a partir de sábado e reabrem na quarta-feira a partir de 12h.

2. O Salvador Shopping abre no sábado das 9h às 20h e fecha no domingo, segunda e terça. Cinema e Game Station funcionam das 11h às 22h. A praça de alimentação funcionará das 12h às 21h. O shopping funciona normalmente a partir das 12h de quarta. O Iguatemi abre no sábado das 9h às 19h. Domingo, segunda e terça, apenas a praça de alimentação e o cinema abrem de 12h às 20h. As lojas voltam a funcionar na quarta, das 12h às 22h. O Shopping Paralela abre no sábado das 9h às 19h. De domingo a terça, funciona em horário especial. A praça de alimentação abre das 12h às 21h, o cinema a partir de 13h. As lojas terão abertura opcional. O Center Lapa, instalado no circuito da folia, fecha de sábado até a manhã a quarta-feira, quando reabre a partir de 12h. O Piedade fecha no sábado e volta a funcionar na quarta, a partir de 12h. O Paseo funciona normalmente no sábado, fecha no domingo e só reabre na quarta às 13h. O Itaigara abre no sábado e no domingo das 9h às 17h. Fecha segunda e terça. Volta a funcionar na quarta, depois das 12h. No Salvador Norte Shopping, as lojas abrem das 9h às 20h e o cinema e Game Station das 11h às 22h no sábado. De domingo a terça, apenas a praça de alimentação abre das 12h às 21h e o cinema e Game Station das 11h às 22h. Na quarta, abre das 12h às 22h. O Barra abre sábado das 9h às 14h e fecha de domingo a terça. Funciona quarta depois das 12h.

3. As lojas da avenida Sete não funcionam a partir de sexta. As demais abrem até sábado e reabrem na quarta a partir de 12h.

4. Funcionam normalmente nos bairros.

5. As agências que ficam na região da Barra e Ondina não abrem desde quinta e a do Pelourinho fecha a partir de 13h. As unidades do Circuito Osmar fecham a partir de sexta e as agências do Comércio, Barris e Ponto Alto não funcionam a partir de sábado. O funcionamento é normalizado na quarta às 14h com exceção das unidades da Barra e Ondina, que não abrem na quarta.

6. Hospitais funcionam em esquema especial, interligados aos postos móveis, montados em todos os circuitos da festa, em regime de 24 hs.

7. Toda a frota estará disponível em regime de 24 horas. Haverá reforço nas linhas que dão acesso aos circuitos da folia. Foi autorizado aos táxis utilizar bandeira 2 das 18h do dia 3 até 12h de quarta.

8. O sistema ferry-boat entre Salvador e a Ilha de Itaparica funciona com cinco embarcações no sistema bate-e-volta, enquanto houver demanda. As demais barcas também intensificam as atividades.

Fortaleza

  QUARTA (9)
Bancos 1 Parcial
Supermercados Abre
Shoppings 2 Facultativo
Mercado Central 3 Parcial
Comércio 4 Parcial
Hospitais Abre
Correios Parcial
Trens 5 Restrito
Postos de saúde Fecha

 

1. Na quarta-feira, as agêncas abrem a partir das 12h. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nos dias 7 e 8 poderão ser pagos no próximo dia útil (9) sem incidência de multa.

2. Praças de alimentação e áreas de lazer ficam abertos das 10h30 às 22h, mas funcionamento é facultativo.  

3. Na segunda-feira, abre em horário especial, das 8h às 17h. Na quarta, depois das 12h.

4. Na quarta-feira, as lojas abrem depois das 12h.

6. Na segunda-feira e na quarta, o horário dos trens será igual ao de domingo, das 9h20 às 19h30.

Belo Horizonte

  QUARTA (9)
Banco 1 Parcial
Shopping 2 Parcial
Comércio 3 Parcial
Correios 4 Parcial
Hospital 5 Abre
Procon Fecha
Feira Livre 6 Facultativa
Mercado Municipal 7 Abre
Parque municipal 8 Abre
Transporte 9 Funciona

 

1. As agências reabrem a partir do meio-dia da quarta-feira. As contas de consumo com vencimento nos dias 5, 6, 7 e 8 poderão ser pagas sem multa no dia 9.

2. No domingo, as lojas abrem das 14h às 20h na maioria dos shoppings. Em alguns centros de compras, a abertura das lojas na segunda e terça-feira será facultativa. Na quarta-feira, reabrem às 12h. Praça de alimentação e lazer funcionam normalmente, mas em alguns locais a abertura será facultativa.

3. Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de BH, as lojas vão funcionar a partir das 12h na quarta-feira.

4. No sábado, funcionam as agências que normalmente abrem nesse dia. As agências reabrem na quarta-feira após o meio-dia.

5. As Unidades de Pronto Atendimento, o Hospital Municipal Odilon Behrens, a central de internação e o Samu funcionam normalmente. Os postos de saúde funcionam na segunda-feira, das 7h às 17h, com escala mínima da equipe. Não abrem na terça e reabrem na quarta-feira, após as 13h. Os hospitais de urgência e emergência administrados pela Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) funcionam normalmente.

6. As feiras livres abrem no sábado e domingo e fecham na segunda e terça. A abertura na quarta-feira é facultativa. Os sacolões ABC abrem no sábado, domingo e quarta-feira das 7h às 19h. Na segunda e terça a abertura é facultativa.

7. O mercado central abre das 7h às 13h no domingo, segunda e terça-feira.

8. Os parques municipais abrem no sábado, domingo, terça e quarta-feira das 8h às 18h. Jardim Zoológico e Jardim Botânico abrem das 8h às 16h30. O Parque Ecológico da Pampulha funcionará das 8h30 às 17h.

9. As linhas de ônibus gerenciadas pela BHtrans circulam no sábado, segunda-feira e na quarta-feira até o meio-dia com redução de 30%, em média, da frota normal. Domingo e terça-feira, com redução de 50%. O Metrô vai funcionar no sábado, domingo e segunda das 5h15 às 2h, sendo que somente a estação Central ficará aberta até as 2h. Na terça-feira funciona até as 23h. Na quarta-feira, o Metrô irá operar com intervalos de 10 minutos, na parte da manhã, 8 minutos entre 11h e 12h, e 7 minutos à tarde.

Curitiba

  QUARTA (9)
Banco 1 Parcial
Shopping 2 Abre
Comércio 3 Parcial
Feira Livre Facultativo
Correios 4 Parcial
Hospital 5 Abre
Procon Parcial
Ônibus 6 Circulam

 

1. Bancos fecham segunda e terça-feira e na quarta abrem às 12h. Contas com boletos que vencem entre os dias 5 e 8 poderão ser pagas na quarta (9). Contas com carnê de lojas que abrem neste período devem ser pagas na loja e no vencimento.

2. Shoppings funcionam normalmente no sábado e no domingo. Nos dias 7 e 8, só abrem para alimentação, cinema e lazer. As lojas reabrem às 12h da quarta-feira de cinzas.

3. O comércio abre no sábado até 13h. Fecha no domingo e na terça. Funciona normalmente na segunda e abre após as 12h na quarta.

4. As feiras livres funcionam normalmente no sábado e no domingo. Na terça e quarta-feira, o funcionamento é facultativo. As feiras noturnas não funcionarão no sábado e no domingo e a abertura é facultativa na terça e na quarta-feira. As feiras gastronômicas abrirão normalmente no sábado. No domingo, na terça e na quarta, o funcionamento é facultativo. O Mercado Municipal abrirá normalmente no fim de semana. Fechado na segunda e na terça-feira. Abre normalmente na quarta-feira, das 7h às 18h. Armazéns da Família funcionam normalmente no sábado. Voltam na quarta-feira (9), após as 14h.

5. As agências que costumam funcionar aos sábados tem expediente normal. Todas fecham no domingo e nar terça e abrem na segunda. Na quarta, abrem depois das 12h. Não haverá postagem de Sedex 10 e Disque-Coleta entre sábado e terça. Sedex Hoje para no sábado e volta na quarta. Telegramas funcionam em plantão e demais serviços serão entregues a partir de quinta-feira.

6. As unidades básicas de saúde fecham de sábado a terça. Voltam na quarta a partir de 13h. Os centros médicos funcionam todos os dias 24h.

7. O serviço do Procon volta a funcionar na quarta-feira às 14h.

8. Os ônibus fazem horário de fim de semana. Na segunda-feira, farão o horário de sábado. No domingo e na terça-feira, o horário será o de domingo.

Porto Alegre

  QUARTA (9)
Bancos 1 Parcial
Shoppings 2 Abre
Comércio Abre
Correio Abre
Procon Abre
Coleta de lixo Normal
Hospital 3 Abre
Mercado Público Abre
Supermercados 4 Abre
Metrô e ônibus 5 Normal

 

1. Os bancos fecham às 16h de sexta-feira (4) e só reabrem às 12h de quarta-feira (9). As contas com vencimento durante os dias de carnaval poderão ser pagas sem juros ou multas no dia 9.

2. A abertura das lojas é opcional, com horário de funcionamento restrito das 14h às 20h. As praças de alimentação, em geral, abrem às 11h e funcionam até 22h. Na quarta, abre normalmente.

3. Os postos de saúde da capital fecham no final de semana (5 e 6) e na terça-feira de carnaval (8).

4. O horário de funcionamento depende de cara rede. A maioria das lojas abrirá das 9h às 21h.

5. O trem metropolitano funciona das 5h06 às 22h51, em intervalos de 15 minutos. Das 22h51 às 23h25, as composições circulam em intervalos de 17 minutos. Os trens circulam com intervalos de cinco minutos entre 6h40 e 7h25. Nos demais horários, intervalos entre seis e 14 minutos. Na quarta, volta ao normal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h59

    -2,26
    2,457
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h16

    2,42
    51.940,73
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host