UOL Notícias
 
21/08/2010 - 17h57

Boi com chifre de 2,20 metros chega para a festa em Barretos

Fabiana Uchinaka
Enviada especial do UOL Notícias
Em Barretos (SP)

Uma das atrações da Festa do Peão chegou por volta de 5h deste sábado (21) em Barretos, no interior de São Paulo e veio de um lugar improvável: do movimentado e cheios de carros bairro de Interlagos, na zona sul da capital paulista. Conhecido por ter o maior chifre do Brasil, o boi Famoso, também conhecido como "boi chifrudo", tem lugar de destaque no parque e pode ser visto a partir de hoje pelos turistas ao lado da famosa estátua do Geromão.

"Ele é um boi da raça caracu, a primeira raça que veio da Europa para o Brasil no tempo colonial. Os bois dessa raça costumam ter chifres maiores, mas a genética do Famoso é mais agravante e o dele ficou com 2,20 m de ponta a ponta", explica tropeiro Olinto dos Reis Costa, 49, o Gordinho do Boi.

Além dos chifres avantajados, o animal pesa quase uma tonelada, o que já seria suficiente para botar medo em qualquer um. "Ele causa espanto, mas o Famoso é doce, tão manso que eu cavalgo nele. E ele se defende muito bem do chifre, desvia dos lugares estreitos, passa de lado. Tira de letra os obstáculos. É um boi de sela, que deixa saudades por onde passa", declama o dono do bicho.

Há seis anos, Costa era conhecido por cuidar do boi mais pesado do Brasil, o Precioso, um animal da raça girolando que foi roubado em São Paulo. "Mataram e comeram", contou o tropeiro. "Então, depois disso, eu ganhei o Famoso de presente. Iam mandá-lo para o matadouro em Pirassununga [no interior do Estado], mas uma pessoa de lá o salvou e depois me deu".

Agora o amor que tinha pelo Precioso foi transferido para Famoso. "Ele come trinta quilos de espiga de milho, farelo, ração balanceada e capim por dia. Quando tem evento, eu lustro e envernizo o chifre. Um boi como o Famoso não tem preço. É como carro antigo, é uma relíquia", diz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h59

    -2,05
    2,522
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h17

    5,02
    56.084,04
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host