 | Índice Aos 122 anos, morre a pessoa mais velha do Camboja 09h25 - 20/10/2003
Phnom Penh, 20 out (EFE).- Sek Yi, considerado o homem mais velho do Camboja, morreu aos 122 anos de idade, embora a perda de seu certificado de nascimento impeça seu registro no Livro Guinness dos Recordes como uma das pessoas mais com mais idade do mundo, informou hoje, segunda-feira, a polícia.
Sek Yi morreu no domingo em sua casa em Ponhea Krek, um remoto distrito situado na província de Kompong Cham, cerca de 250 quilômetros a noroeste da capital.
Segundo comentou à EFE Tauch Noch, comandante de polícia do distrito, Sek Yi estava doente há uma semana, período no qual permaneceu sem comer.
A família de Sek Yi afirma que ele nasceu em 1883, embora seus documentos tenham se perdido durante o regime genocida do Khmer Vermelho, que causou a morte de cerca de dois milhões de pessoas entre 1975 e 1979.
Sek Yi, que dizia que o tabaco era o segredo de sua longevidade, foi surpreendido pela morte quando se dispunha a realizar um dos sonhos de sua longa vida: visitar o lendário templo cambojano de Angkor.
Para esta viagem, ele contava com a ajuda financeira de várias pessoas que souberam de seu desejo quando Sek Yi foi entrevistado pela imprensa local no início do ano.
Sek Yi deixa sua mulher de 108 anos, 12 filhos, 70 netos e aproximadamente 420 bisnetos.
Índice | | |