Publicidade



:
China e Japão, cruzando a fronteira
Entrosada, defesa do Brasil não pode falhar contra o Paraguai, diz Parreira
Lucro da Eletrobrás cai 71% e fica em R$ 323 milhões em 2003
MSN reformula portal para brigar com Google e Yahoo!
'Scooby-Doo 2' lidera bilheterias dos EUA no fim de semana
Índia de Roraima vai à OEA contra governo brasileiro

Envie esta
notícia por email
Índice

Milhares de cubanos participam da peregrinação de São Lázaro
18h49 - 17/12/2003


por Mar Marín El Rincón (Cuba), 17 dez (EFE).- Milhares de cubanos compareceram ainda há pouco à igreja de El Rincón, próxima à Havana, para venerar São Lázaro, conhecido como o "santo milagroso", em uma das manifestações religiosas mais populares da ilha.

Os fiéis, que chegaram de todos os cantos de Cuba, começaram a se reunir em volta do santuário no começo da tarde de terça-feira e à meia-noite o local já estava abarrotado, com pessoas dispostas a passar a madrugada acampadas à espera da missa de hoje, quarta-feira, celebrada pelo cardeal Jaime Ortega.

De acordo com a tradição, homens, mulheres e crianças, chegaram à igreja de El Rincón, cerca de 30 quilômetros de Havana, andando uma boa parte do caminho ou em carroças puxadas por cavalos.

Centenas de paroquianos caminharam descalços para pagar suas promessas, outros entraram no templo em cadeiras de rodas, de muletas, de joelhos ou se arrastando para agradecer a São Lázaro a atenção a suas preces.

Héctor foi um dos fiéis que percorreu o último trecho do caminho de joelhos, ajudado por vários amigos, levando uma bandeja com 17 velas roxas. "Venho pagar ao Senhor, faço isso todos os anos porque meu menino estava doente e se curou", afirmou à EFE.

Muitos outros esperaram durante horas sua vez em frente à capela para entregar oferendas em dinheiro, flores e velas a São Lázaro, equivalente ao popular "Babalú Ayé" na bruxaria cubana.

"Dizem que é muito milagroso. As pessoas pedem de tudo, sobretudo pela saúde", explicou o padre Fernando Rivero, pároco de El Rincón.

"É incalculável o número de pessoas que chegam, cada dia aumenta mais, não diminuiu com os anos, pelo contrário (...)" assegurou o sacerdote.

Na portas da igreja, dezenas de barracas aproveitaram a devoção popular para vender imagens de São Lázaro e Babalú Ayé, livros de oração, pequenas vasilhas de azeite e enormes charutos cubanos, em mais uma manifestação do sincretismo religioso de Cuba.

"O azeite é para curar as chagas do santo e o tabaco porque ele fumava. É um maneira de lembrá-lo", afirma Caridad, uma bruxa do populoso bairro de Centro Havana, que pede esmola durante boa parte do ano na igreja de São Lázaro e diz saber muito bem que a bruxaria não se opõe ao catolicismo.

"O santo me completa. Peço pela minha saúde e pela paz do mundo inteiro, a liberdade dos presos e a saúde dos doentes", relatou esta cubana, para quem a fé no santo católico não a impede de recomendar um bom "tratamento" com pó de casca de ovo para limpar o corpo e a alma.

Caridad aguentou toda a noite o tempo ruim e suportou a chuva que caiu desde começo da manhã para assistir à missa em honra ao santo, celebrada pelo cardeal Ortega, arcebispo de Havana .

Ortega aproveitou a ocasião para lançar uma mensagem em favor da reconciliação e contra a superstição e a violência.

"Ninguém pode conhecer o futuro, além de Deus", disse Ortega, que insistiu que "a esperança está em Deus" e criticou os que pretendem "desvirtuar" a religião com sentimentos de vingança ou violência e os que esperam obter benefícios dela.

A peregrinação à igreja de El Rincón, construída em 1917, nas proximidades da único leprosário em funcionamento no país, só é comparável na ilha com a organizada todos os anos para homenagear a Virgem da Caridade, padroeira de Cuba, no santuário de "El Cobre", na província de Santiago.

Índice
LEIA SÓ
NOTÍCIAS DE:
Folha Online
UOL News
UOL Esporte
UOL Economia
UOL Tablóide
Mundo Digital
Veja Online
Vestibuol
UOL Diversão e Arte
UOL Música
Exame
BBC
The New York Times
Cox News Service
El País
Financial Times
Le Monde
Hearst Newspapers
The Boston Globe
TNYT News Service
USA Today
Consultor Jurídico
AFP Internacionais
AFP Negócios
AFP Esporte
AFP Diversão
Reuters Geral
Reuters Negócios
Reuters Esporte
Reuters Diversão
Lusa
UOL Rádios e TVs
UOL Corpo e Saúde
Notícias sobre o UOL
"© Agencia Efe". Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia Efe.