Avião cai em show aéreo na Ucrânia e mata 78
16h26 - 27/07/2002
Por Lyuba Sorokina
LVIV (Reuters) - Um avião militar caiu na Ucrânia durante um show aéreo neste sábado, matando pelo menos 78 pessoas e ferindo outras 115, no mais fatal desastre já ocorrido em um evento deste tipo no mundo.
A aeronave, um jato de fabricação russa modelo Su-27, não conseguiu sair de uma manobra complicada e atingiu o chão durante uma demonstração na cidade de Lviv, que fica no leste da Ucrânia, próxima à fronteira com a Polônia.
Sete crianças estão entre os 78 mortos, informou um porta-voz do governo ucraniano. "Eu espero que estes sejam os últimos números mas eu não estou certo disso", afirmou ele.
O número de mortos pode aumentar porque muitos dos que foram levados aos hospitais estão em situação crítica.
Oficiais militares disseram que seus dois pilotos, ambos coronéis, estavam vivos depois de se ejetarem no último momento.
Durante o pior desastre em shows aéreos do mundo, em 1988, 70 pessoas morreram e centenas ficaram feridas, quando três jatos da equipe de exibição da Força Aérea Italiana colidiram em pleno ar e um deles atingiu a multidão em Ramstein, na então Alemanha Oriental.
Dezenas de funcionários de emergência ajudaram os feridos, incluindo crianças, algumas das quais tinham sangue jorrando dos ferimentos. "Havia dezenas de corpos", disse um cinegrafista da Reuters Television do local do acidente.
PRESIDENTE AFASTA COMANDANTE
O presidente ucraniano Leonid Kuchma correu para o local do acidente e, após verificar pessoalmente a tragédia, afastou do cargo o comandante da Força Aérea do país, Vladimir Skidchenko. Segundo a agência de notícias Interfax-Ukraine, o ministro da Defesa da Ucrânia também demitiu o chefe da 14a divisão da Força Aérea.
"Está é uma tragédia terrível. Nenhuma palavra pode descrevê-la. É como um pesadelo", disse ele com voz trêmula, após observar os mortos no local do acidente.
Kuchma, que declarou a próxima segunda-feira como dia de luto nacional, ofereceu condolências aos parentes das vítimas e prometeu ajuda do governo, assim como investigação para apurar as responsabilidades.
O governo reservou 1,8 milhão de dólares para ajudar as famílias das vítimas.
Kuchma também pediu o fim de demonstrações militares em shows aéreos.
"Na minha opinião, nós precisamos parar com esses tipos de demonstrações aéreas... As pessoas devem fazer seus negócios militares e não devem participar desses eventos aéreos", afirmou ele emissoras locais de televisão.
FORÇA AÉREA ENFRENTA CRISE
A Força Aérea da Ucrânia, que realizou o show em comemoração de seus 60 anos, vem enfrentado dificuldades financeiras desde o colapso do comunismo, há uma década. Sua reputação foi atingida no ano passado quando um avião russo foi abatido durante exercícios com mísseis.
O Su-27, de fabricação russa e conhecido no Ocidente como "Flanker", é comparável ao caça americano F-15 Eagle, mas tem uma performance superior sob muitos aspectos.
Um sucesso de exportação do Exército russo, o Su-27 é agora parte das forças da China e Vietnã, assim como da Ucrânia e de outros países asiáticos.
O Su-27 encantou platéias nas suas primeiras aparições em shows aéreos no Ocidente na década de 1990, com manobras anteriormente desconhecidas para um bimotor de seu tamanho.