Publicidade



:
China e Japão, cruzando a fronteira
Entrosada, defesa do Brasil não pode falhar contra o Paraguai, diz Parreira
Lucro da Eletrobrás cai 71% e fica em R$ 323 milhões em 2003
MSN reformula portal para brigar com Google e Yahoo!
'Scooby-Doo 2' lidera bilheterias dos EUA no fim de semana
Índia de Roraima vai à OEA contra governo brasileiro

Envie esta
notícia por email
Índice

Inventor de fuzil AK-47 preferiria ter criado cortador d grama
09h35 - 28/07/2002


BERLIM (Reuters) - Mikhail Kalashnikov, inventor do fuzil que leva seu nome, disse no sábado se orgulhar de ter inventado o AK-47, mas desejaria ter projetado alguma coisa para ajudar as pessoas, como um cortador de grama.

"Eu preferiria ter inventado alguma coisa que ajudasse as pessoas e tornasse a vida mais fácil para os agricultores. Um cortador de grama, por exemplo", disse o general de 82 anos ao jornal Bild.

O Kalashnikov, que pode disparar 400 vezes por minuto e é leve e fácil de operar, tornou-se a arma preferida dos guerrilheiros e insurgentes no mundo todo, mas seu inventor não se arrepende de sua criação.

"Eu sinto orgulho dela. E tristeza, também, por seu usada por terroristas", disse Kalashnikov, que esteve na Alemanha para inaugurar uma exposição sobre a arma.

Kalashnikov teria tido a idéia do fuzil enquanto estava hospitalizado, recuperando-se de um ferimento em combate, em 1941.

Os Kalashnikov começaram a ser produzidos em 1947 e foram adotados pelo Exército russo em 1949. Cerca de 100 milhões foram fabricados.

"Na verdade, vocês alemães devem ser culpados", disse ele ao Bild. "Nossos soldados não tinham armas apropriadas naquela época."

Apesar do sucesso do AK-47, Kalashnikov nunca ganhou dinheiro com sua invenção. "Tudo ficou com o governo", afirmou.



Índice
LEIA SÓ
NOTÍCIAS DE:
Folha Online
UOL News
UOL Esporte
UOL Economia
UOL Tablóide
Mundo Digital
Veja Online
Vestibuol
UOL Diversão e Arte
UOL Música
Exame
BBC
The New York Times
Cox News Service
El País
Financial Times
Le Monde
Hearst Newspapers
The Boston Globe
TNYT News Service
USA Today
Consultor Jurídico
AFP Internacionais
AFP Negócios
AFP Esporte
AFP Diversão
Reuters Geral
Reuters Negócios
Reuters Esporte
Reuters Diversão
Lusa
UOL Rádios e TVs
UOL Corpo e Saúde
Notícias sobre o UOL
Reuters Limited - todos os direitos reservados. O conteúdo Reuters é de propriedade intelectual da Reuters Limited.
Qualquer cópia, republicação ou redistribuição do Conteúdo Reuters, inclusive por armazenamento rápido, enquadramento
ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters.
A Reuters não será responsável por quaisquer erros ou atrasos no Conteúdo,
ou por quaisquer medidas tomadas na ocorrência fos fatos ora descritos.