Inventor de fuzil AK-47 preferiria ter criado cortador d grama
09h35 - 28/07/2002
BERLIM (Reuters) - Mikhail Kalashnikov, inventor do fuzil que leva seu nome, disse no sábado se orgulhar de ter inventado o AK-47, mas desejaria ter projetado alguma coisa para ajudar as pessoas, como um cortador de grama.
"Eu preferiria ter inventado alguma coisa que ajudasse as pessoas e tornasse a vida mais fácil para os agricultores. Um cortador de grama, por exemplo", disse o general de 82 anos ao jornal Bild.
O Kalashnikov, que pode disparar 400 vezes por minuto e é leve e fácil de operar, tornou-se a arma preferida dos guerrilheiros e insurgentes no mundo todo, mas seu inventor não se arrepende de sua criação.
"Eu sinto orgulho dela. E tristeza, também, por seu usada por terroristas", disse Kalashnikov, que esteve na Alemanha para inaugurar uma exposição sobre a arma.
Kalashnikov teria tido a idéia do fuzil enquanto estava hospitalizado, recuperando-se de um ferimento em combate, em 1941.
Os Kalashnikov começaram a ser produzidos em 1947 e foram adotados pelo Exército russo em 1949. Cerca de 100 milhões foram fabricados.
"Na verdade, vocês alemães devem ser culpados", disse ele ao Bild. "Nossos soldados não tinham armas apropriadas naquela época."
Apesar do sucesso do AK-47, Kalashnikov nunca ganhou dinheiro com sua invenção. "Tudo ficou com o governo", afirmou.