França sofrerá as consequências por se opor aos EUA, diz Powell
07h45 - 23/04/2003
WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse na terça-feira que a França sofreria consequências por se opor aos EUA sobre a guerra no Iraque.
Em entrevista a um programa de televisão, o Charlie Rose Show, Powell afirmou que os EUA tiveram que rever seu relacionamento com o país após a França ter prometido vetar qualquer resolução no Conselho de Segurança da ONU que autorizasse uma guerra contra o Iraque.
Os EUA acabaram invadindo o Iraque e derrubando Saddam Hussein, a quem Washington acusava de procurar desenvolver armas de destruição em massa, apesar da oposição de França, Rússia, Alemanha e outros países.
"Teremos que avaliar as relações. Teremos que analisar todos os aspectos de nossas relações com a França por causa disso", disse Powell, de acordo com a transcrição da entrevista divulgada pelo Departamento de Estado.
Questionado sobre se haveria consequências para o país, Powell respondeu que "sim" sem elaborar.
Anteriormente, o porta-voz do Departamento de Estado Richard Boucher sugeriu que o desentendimento teria efeito nas relações dos EUA com outros países, mas ele não quis ser mais específico.