Publicidade



:
China e Japão, cruzando a fronteira
Entrosada, defesa do Brasil não pode falhar contra o Paraguai, diz Parreira
Lucro da Eletrobrás cai 71% e fica em R$ 323 milhões em 2003
MSN reformula portal para brigar com Google e Yahoo!
'Scooby-Doo 2' lidera bilheterias dos EUA no fim de semana
Índia de Roraima vai à OEA contra governo brasileiro

Envie esta
notícia por email
Índice

Declaração de Annan sobre Iraque causa indignação dos EUA
10h59 - 24/04/2003


GENEBRA (Reuters) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, pediu na quinta-feira que as forças lideradas pelos Estados Unidos no Iraque cumpram suas responsabilidades para com os civis e a ordem pública determinadas pela Convenção de Genebra, provocando uma resposta ríspida de autoridades norte-americanas.

Em um discurso na sessão anual da Comissão de Direitos Humanos da ONU em Genebra, Annan disse que, com o fim da guerra, ele espera que uma "nova era dos direitos humanos comece no Iraque".

Segundo ele, as tropas anglo-americanas deveriam ser um exemplo, "demonstrando por meio de suas ações que elas aceitam cumprir as responsabilidades de uma força de ocupação no que diz respeito à ordem pública e à segurança, e com o bem-estar da população civil".

Annan, que fez apelos similares no passado, disse que essas responsabilidades estavam claramente estabelecidas na Convenção de Genebra e nos Regulamentos de Haia sobre as regras de guerra.

O embaixador norte-americano na ONU em Genebra, Kevin E. Moley, disse que seu país vem cumprindo todas as suas obrigações "desde o primeiro dia".

"Francamente, achamos muito estranho que o secretário-geral sinta que ele tenha que chamar nossa atenção sobre isso", disse Moley a jornalistas.

Muitas cidades iraquianas foram arrasadas por saques depois que as forças lideradas pelos EUA derrubaram o governo do ex-presidente Saddam Hussein há duas semanas.

Organizações humanitárias pediram que as tropas dos EUA restaurassem a ordem a fim de que pudessem levar auxílio aos civis. Segundo os EUA, o pior do período de ilegalidade já acabou.

Depois do discurso, Annan partiu para Nova York, antecipando o fim de sua viagem pela Europa, em razão do que seu gabinete classificou como "acontecimentos em curso" no Iraque, na República Democrática do Congo e em outros locais.



Índice
LEIA SÓ
NOTÍCIAS DE:
Folha Online
UOL News
UOL Esporte
UOL Economia
UOL Tablóide
Mundo Digital
Veja Online
Vestibuol
UOL Diversão e Arte
UOL Música
Exame
BBC
The New York Times
Cox News Service
El País
Financial Times
Le Monde
Hearst Newspapers
The Boston Globe
TNYT News Service
USA Today
Consultor Jurídico
AFP Internacionais
AFP Negócios
AFP Esporte
AFP Diversão
Reuters Geral
Reuters Negócios
Reuters Esporte
Reuters Diversão
Lusa
UOL Rádios e TVs
UOL Corpo e Saúde
Notícias sobre o UOL
Reuters Limited - todos os direitos reservados. O conteúdo Reuters é de propriedade intelectual da Reuters Limited.
Qualquer cópia, republicação ou redistribuição do Conteúdo Reuters, inclusive por armazenamento rápido, enquadramento
ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters.
A Reuters não será responsável por quaisquer erros ou atrasos no Conteúdo,
ou por quaisquer medidas tomadas na ocorrência fos fatos ora descritos.